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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.1999.tde-16092009-165716
Document
Auteur
Nom complet
Devani Salomão de Moura Reis
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1999
Directeur
Jury
Matos, Heloiza Helena Gomes de (Président)
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Rolim, Ernani Geraldo
Titre en portugais
A Questão da Saúde Pública: Um Enfoque Comunicacional
Mots-clés en portugais
Comunicação
Relação médico-paciente
Saúde pública
Resumé en portugais
A proposição dessa dissertação é demonstrar as características do processo comunicativo que acontece na relação médico-paciente, dentro do ambulatório, a fim de compreender sua função como mediadora da tensão existente entre as expectativas do paciente quanto ao atendimento idealizado e o serviço público realmente prestado na área da saúde em São Paulo. Considerou-se pertinente analisar a questão da comunicação na saúde pública em São Paulo, usando como parâmetro o Hospital do Servidor Público Francisco Morato de Oliveira, pertencente ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, o IAMSPE, por ser uma instituição que poderá fornecer dados sobre uma população de usuários, de serviços e de médicos. Para isso foi preciso identificar as normas padrão de atendimento do hospital; a percepção do paciente sobre o médico e também de como acha que o médico o percebe, assim como do atendimento recebido pelo médico e pela Instituição. A percepção dos médicos sobre si mesmo, sobre o paciente e o atendimento oferecido por ele e pela Instituição. A noção de comunicação de ambos e a qualidade da comunicação nesta relação - procurando identificar os condicionantes que existem entre o atendimento esperado e o atendimento real. Foi realizada uma pesquisa de campo com médicos e pacientes dos serviços mais representativos (pela importância e população atendida) e essa amostra mostrou-se significativa, tanto pelos dados colhidos pelos questionários quanto pela observação feita pelos pesquisadores. Os resultados dos dados e das informações colhidas são um retrato temporal dos papéis percebidos e vividos por médicos e pacientes no contexto de uma instituição de saúde pública na cidade de São Paulo.
Titre en anglais
The Question of the Public Health: A Comunicacional Approach
Mots-clés en anglais
Communication
Doctor-patient relation
Public health
Resumé en anglais
This dissertation aims to study the characteristics of the communication process between the doctor and the patient within the clinic, so as to better understand it and analyze it as the mediation between patients' expectations - concerning idealized public health service - and the real public health service offered in São Paulo. Therefore, communication in Hospital do Servidor Público Francisco Morato de Oliveira (a public hospital), a division of Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual IAMSPE (Health Care System of the Public Sector), was analyzed. This institution provided valuable data and information about its patients, services and physicians. To carry this research out, it was necessary to identify how the hospital provides its service, how the patient perceives the physician and how he believes the physician perceives him -, how the patient perceives the services of the physician and of the Institution, and how the physicians perceive themselves, patients and the service offered both by himself/herself and by the Institution. The notion and the quality of the communication in this relationship were studied in order to identify the characteristics of both desired and real services. A field research was carried out with physicians and patients of the most representative services (ranked by importance and by the size of the population served), and this portion of the population proved itself to be significant, because of both the data collected through questionnaires and the researchers view point. The results of the data and information collected are a timely picture of the roles perceived and lived by doctors and patients in the context of a public health care institution in the city of São Paulo.
 
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Dissertacao.pdf (758.19 Kbytes)
Date de Publication
2009-09-24
 
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