• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2003.tde-12082003-150618
Documento
Autor
Nome completo
Bárbara Júlia Menezello Leitão
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Moreira, Daniel Augusto (Presidente)
Ferreira, Waldir
Godoy, Arilda Schmidt
Título em português
"Grupos de foco: o uso da metodologia de avaliação qualitativa como suporte complementar à avaliação quantitativa realizada pelo Sistema de Bibliotecas da USP"
Palavras-chave em português
bibliotecas universitárias
grupos de foco
pesquisa qualitativa
SIBi/USP
Resumo em português
Essa dissertação demonstra como a metodologia de pesquisa denominada grupo de foco oferece resultados consistentes para suplementar a avaliação quantitativa realizada pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP). Tem como base uma pesquisa minuciosa realizada sobre as mais recentes aplicações da metodologia do grupo de foco em diversas áreas do conhecimento, especialmente no campo da Biblioteconomia. Para construir um referencial diversificado neste campo, foram selecionados e descritos experimentos realizados em bibliotecas universitárias nacionais e estrangeiras. É descrita ainda a experiência conduzida por esta pesquisadora junto a algumas bibliotecas integrantes do Sistema de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBI/USP). Procura dessa forma mostrar que o grupo de foco pode auxiliar as bibliotecas a incrementarem seus serviços e a melhorar uma competência que é fundamental para os bibliotecários: a arte de ouvir seus usuários.
Título em inglês
Focus groups: the application of qualitative research to give support for quantitative research in Sistema de Bibliotecas/USP
Palavras-chave em inglês
academic libraries
focus groups
qualitative research
SIBi/USP
Resumo em inglês
This dissertation demonstrates how a methodology called focus groups provides solid results to supplement a quantitative evaluation performed by the Sistema de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP). The basis for this dissertation is a detailed research about the most recent uses of the focus groups methodology in different areas of knowledge, especially in the Library Science field. Experiments performed in national and international universities libraries were selected and reported to build a diversified reference in this subject. It is also described one experiment headed by this researcher in some Libraries that constitutes the SIBi/USP. In this way the focus group methodology may help the libraries to improve their services and develop a essential skill for librarians: the art of listen to their users.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
barbarajulia.pdf (1.10 Mbytes)
Data de Publicação
2003-10-09
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • LEITãO, Barbara Julia Menezello. Avaliação qualitativa e quantitativa em uma biblioteca universitária. 1 ed.. Niteroi e Rio de Janeiro : Intertexto e Interciencia, 2005.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.