• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2003.tde-12082003-150618
Documento
Autor
Nombre completo
Bárbara Júlia Menezello Leitão
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Moreira, Daniel Augusto (Presidente)
Ferreira, Waldir
Godoy, Arilda Schmidt
Título en portugués
"Grupos de foco: o uso da metodologia de avaliação qualitativa como suporte complementar à avaliação quantitativa realizada pelo Sistema de Bibliotecas da USP"
Palabras clave en portugués
bibliotecas universitárias
grupos de foco
pesquisa qualitativa
SIBi/USP
Resumen en portugués
Essa dissertação demonstra como a metodologia de pesquisa denominada grupo de foco oferece resultados consistentes para suplementar a avaliação quantitativa realizada pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP). Tem como base uma pesquisa minuciosa realizada sobre as mais recentes aplicações da metodologia do grupo de foco em diversas áreas do conhecimento, especialmente no campo da Biblioteconomia. Para construir um referencial diversificado neste campo, foram selecionados e descritos experimentos realizados em bibliotecas universitárias nacionais e estrangeiras. É descrita ainda a experiência conduzida por esta pesquisadora junto a algumas bibliotecas integrantes do Sistema de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBI/USP). Procura dessa forma mostrar que o grupo de foco pode auxiliar as bibliotecas a incrementarem seus serviços e a melhorar uma competência que é fundamental para os bibliotecários: a arte de ouvir seus usuários.
Título en inglés
Focus groups: the application of qualitative research to give support for quantitative research in Sistema de Bibliotecas/USP
Palabras clave en inglés
academic libraries
focus groups
qualitative research
SIBi/USP
Resumen en inglés
This dissertation demonstrates how a methodology called focus groups provides solid results to supplement a quantitative evaluation performed by the Sistema de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBi/USP). The basis for this dissertation is a detailed research about the most recent uses of the focus groups methodology in different areas of knowledge, especially in the Library Science field. Experiments performed in national and international universities libraries were selected and reported to build a diversified reference in this subject. It is also described one experiment headed by this researcher in some Libraries that constitutes the SIBi/USP. In this way the focus group methodology may help the libraries to improve their services and develop a essential skill for librarians: the art of listen to their users.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
barbarajulia.pdf (1.10 Mbytes)
Fecha de Publicación
2003-10-09
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • LEITãO, Barbara Julia Menezello. Avaliação qualitativa e quantitativa em uma biblioteca universitária. 1 ed.. Niteroi e Rio de Janeiro : Intertexto e Interciencia, 2005.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.