• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2006.tde-05072009-175829
Documento
Autor
Nome completo
José Guilherme de Almeida
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Beni, Mario Carlos (Presidente)
Canton, Antonia Marisa
Costa, Benny Kramer
Pires, Mario Jorge
Poloni, Delacir Aparecida Ramos
Título em português
A (in)sustentabilidade do turismo no entorno de Campos de Jordão - SP
Palavras-chave em português
Espaço turístico
Fenomenologia
Paisagem
População local
Serra da Mantiqueira
Turismo Sustentável
Resumo em português
A pesquisa analisou os fatores envolvidos na expansão recente do Turismo receptivo em três localidades situadas no entorno da cidade de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira - SP: Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e o distrito de São Francisco Xavier, pertencente ao município de São José dos Campos. Em virtude da expressividade do fenômeno turístico na área, justifica-se avaliar os efeitos da expansão das estruturas receptivas sobre a vida das populações. A abordagem privilegiou a questão do desenvolvimento sustentável como elemento definidor das ações dos organizadores do Turismo, e avaliou junto aos moradores as formas de participação no processo. O referencial teórico apoiou-se em autores da Geografia do Turismo e outras disciplinas da área de Ciências Sociais, as quais auxiliam no estudo do fenômeno turístico. Por meio de entrevistas com os organizadores e uma amostra dos residentes, utilizou-se a fenomenologia como método para captar as percepções e opiniões dos moradores quanto ao crescimento das atividades receptivas nas três localidades. Constatouse que aos fatores de atratividade originais, o clima e a paisagem serranos, outros estão sendo adicionados à área, em razão da saturação de Campos, como a tranqüilidade dos lugarejos, a paisagem rural e os recursos associados ao meio natural. Essas mudanças na oferta atendem novas demandas e geram formas inéditas de organização do espaço turístico na área, impondo desafios às populações envolvidas.
Título em inglês
A (in)sustentabilidade do turismo no entorno de Campos de Jordão - SP
Palavras-chave em inglês
Landscape
Phenomenology
Residents perceptions
Serra da Mantiqueira
Sustainable tourism
Tourist space
Resumo em inglês
This study analyses the causes of the recent tourism growth among three sites located around the city of Campos do Jordão, on Serra da Mantiqueira, a hill area on the northeast of the state of São Paulo. The places named Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier (the latest is a district of the city of São Jose dos Campos), have their receptive structures been increased during last decade, as a consequence of the appeal of Campos do Jordão, which causes crescent demands over all that region. Due to the extention that Tourism activities are obtaining in the area, one can realize several effects over the residents living standards. As theoretical references the author used the concepts of sustainability, tourism planning, and categories such as tourist space and landscape, performing the first chapter. Study field avaliated the relations of residents which the phenomenon, using questionnaires as well as interviews with tourist authorities. The Phenomenology was the method used to analyze residents attitudes toward tourist policies and practices. Results showed that tourism activities are fastly increasing in those locations, causing new concerns and challenges to the residents.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
715992.pdf (3.67 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.