• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-24042019-112913
Document
Auteur
Nom complet
Atilio José Avancini
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1999
Directeur
Jury
Chaparro, Manuel Carlos da Conceicao (Président)
Buitoni, Dulcilia Helena Schroeder
Costa, Helouise Lima
Titre en portugais
Em Flagrante: Leitura de Fotografias de Rua do Cotidiano da Cidade de São Paulo nas Duas Primeiras Décadas do Século XX
Mots-clés en portugais
flagrante fotográfico
fotografia de rua
história cultural
jornalismo fotográfico
São Paulo antiga
Resumé en portugais
A dissertação ("Em Flagrante - leitura de fotografias de rua do cotidiano da cidade de São Paulo nas duas primeiras décadas do século XX" tem por fio condutor a história cultural ao lidar com a representação fotográfica. O objetivo da pesquisa realizada e o de apresentar dois pontos de vista diferenciados do comportamento do homem urbano na cidade de São Paulo antiga. Essas visões cunham o memento da modernidade da fotografia, gerada pelo flagrante ou instantâneo, que e um dos impulsos para o surgimento da cultura de massa estruturada no universo dos textos visuais. O enfoque central parte da leitura de dois olhares contrastantes de uma mesma cidade: a fotografia aplicada nas revistas A Vida Moderna e A Cigarra e o trabalho autoral do fotógrafo italiano Vincenzo Pastore. As interpretações imagéticas permitem uma reflexão sobre a questão da formação cultural da identidade brasileira no primeiro quarto do século XX.
Titre en anglais
Snapshots: street photographs of everyday São Paulo, during the first two decades of the twentieth century
Mots-clés en anglais
cultural history
photographic jounalism
photographic snapshot
Sao Paulo in days of old
street photography
Resumé en anglais
The dissertation (Snapshots- street photographs of everyday So Paulo, during the first two decades of the twentieth century", takes cultural history as a conducting wire, while dealing with photographic representation. The objective of the study is to present two distinct points of view of the urban man on the São Paulo streets of old. These images enhance the moment of modern photography, brought about by the snapshot, as being one of the drives for the emergence of visually based mass culture. The main focus arises in observing two contrasting photographic documentation of the same city: those of the photographs employed in the magazines A Vida Moderna (Modern Life) and A Cigarra (The Cricket) and those of the Italian photographic artist Vincenzo Pastore. The interpretations of the pictures allow for an analysis of the roots of Brazil's cultural identity in the first quarter of the twentieth century.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
AtilioAvancini.pdf (26.08 Mbytes)
Date de Publication
2019-04-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.