• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2007.tde-23072009-160609
Documento
Autor
Nome completo
Marcos Camara de Castro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Ficarelli, Mario (Presidente)
Corrêa, Sérgio Oliveira de Vasconcellos
Lucas, Monica Isabel
Miranda, Ronaldo Coutinho de
Ricciardi, Rubens Russomano
Título em português
O original evidente em Fructuoso Vianna: as canções
Palavras-chave em português
A Canção de Câmara Brasileira
Análise Musical
Modernismo
Música Brasileira do Século XX
Nacionalismo
Resumo em português
Através de análises detalhadas de suas canções, este trabalho tem dois objetivos principais: 1) demonstrar a grandeza e a importância da obra de Fructuoso Vianna na história da música brasileira, através do estudo de seu idiomático; e 2) colocar à disposição do público uma edição crítica e completa de sua canção de câmara, para estudo, performance e divulgação. Vianna desenvolveu sua linguagem ao mesmo tempo em que no Brasil e no mundo conviviam as mais diferentes poéticas musicais. No período que vai de seu nascimento, 1896, até sua morte, em 1976, o mundo assistiu ao drama musical wagneriano, ao modernismo de Debussy, à revolução solitária de Stravinsky, ao charme de Ravel, às experiências com a atonalidade realizadas pela II Escola de Viena, ao pancromatismo de Bártok, ao serialismo etc. Especificamente em nosso país houve a questão do nacionalismo veementemente preconizada por Mário de Andrade, para a qual Vianna também não fechou os olhos (influência que, no entanto, não deve ser superestimada). Ao longo destas páginas será possível constatar que Vianna tinha propósitos claros de escrita vocal e pianística, carregando de sentido uma palavra de acordo com sua necessidade de expressão e, sempre que necessário, conferindo ao piano uma função que ambienta, situa, completa e enriquece os significados do texto. Um dos protagonistas da criação da canção brasileira, de 1928 (Sonâmbula) a 1966 (Ave Maria), ou seja, durante toda sua vida produtiva, Vianna compôs canções.
Título em inglês
O original evidente em Fructuoso Vianna: as canções
Palavras-chave em inglês
A Canção de Câmara Brasileira
Análise Musical
Modernismo
Música Brasileira do Século XX
Nacionalismo
Resumo em inglês
Through the detailed analysis of his songs, this work has two main goals: 1) demonstrate the greatness and importance of Fructuosos Vianna's creation in Brazilian classical music's history, through the study of his idiomatic; and 2) make possible to the public to reach a critic and complete edition of his chamber music for performance and disseminate. Vianna developed his language while in Brazil and everywhere else in the world a huge assortment of aesthetic tendencies was not always in harmony living together. In the period comprehended between his birth date, 1896, and his death, 1976, the world had attended to the musical drama of Wagner's, the modernism of Debussy's, the lonely revolution of Stravinsky's and the charm of Ravel's, the experiences with the atonality made by the II Viennese School, the panchromatism of Bartok's, the serialism, etc. Specifically in our country there was the discuss of the nationalism vehemently praised by Mário de Andrade, who Vianna didn't forget to consider (influence that, however, can't be overestimated). Through these pages it will be possible to verify that Vianna had clear vocal writing and pianistic proposes, loading with meaning a word according to his urges of expression and, whenever necessary, conferring to the piano a finality that creates and environment, places, completes and enriches the meanings of the text. One of the protagonists of the creation of the Brazilian song, from 1928 (Somnambulist) to 1966 (Ave Maria), through all his productive life, Vianna has composed songs.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1362420.pdf (8.28 Mbytes)
Data de Publicação
2009-09-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.