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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-13052009-120905
Documento
Autor
Nome completo
Said Tuma
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Monteiro, Eduardo Henrique Soares (Presidente)
Moraes, José Geraldo Vinci de
Toni, Flávia Camargo
Título em português
O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: bases de um projeto de modernidade
Palavras-chave em português
Alexandre Levy
História Cultural
Interdisciplinaridade
Música em São Paulo
Nacionalismo Musical Brasileiro
Resumo em português
Este trabalho procura oferecer uma nova narrativa biográfica para o compositor de São Paulo e crítico musical do Correio Paulistano Alexandre Levy (1864-1892). Procurou-se assim atenuar a imagem construída para o compositor pelas obras tradicionais da historiografia musical brasileira, que são marcadas fortemente por uma perspectiva nacionalista. Assumiuse como pressuposto do trabalho uma clara explicitação metodológica e axiológica. Enquanto método, recorreu-se à interdisciplinaridade como recurso importante para a solução dos impasses e ambigüidades que se apresentaram. Essa tarefa foi alcançada através da aproximação concreta com a história cultural através de seus temas e reflexões. Utilizou-se como fontes primárias um conjunto de 17 artigos de Levy, assinados sob pseudônimo de Figarote. Entre as outras fontes, destacam-se ainda obras da historiografia da cultura e musicológicas. Este trabalho apresenta como resultado uma imagem de certo modo nova para Alexandre Levy. Constatou-se a modernidade do compositor, não reconhecível em trabalhos anteriores. Pode-se verificar a proximidade de Levy com os demais intelectuais da belle époque brasileira, período de engajamento intelectual, de preocupações modernizadoras, de interesse pelo instrumental cientificista, e também de perspectiva naturalista.
Título em inglês
O nacional e o popular na música de Alexandre Levy: bases de um projeto de modernidade
Palavras-chave em inglês
Alexandre Levy
Brazilian Musical Nationalism
Cultural History
Interdisciplinarity
Music in São Paulo
Resumo em inglês
The purpose of this dissertation is to offer a new biographical narrative for the São Paulo composer and musical critic of Correio Paulistano Alexandre Levy (1864-1892). Therefore, one attempted to attenuate the image created for the composer by the traditional works of the Brazilian musical historiography, which are strongly noticeable by a nationalist perspective. It was assumed as a premise of the paper a clear methodological and axiological explicitness. In terms of method, one resorted to interdisciplinarity as an important resource for the solution of the deadlocks and ambiguities presented. This task was reached through the concrete approximation with cultural history through its subjects and reflections. One used as primary sources an ensemble of 17 articles by Levy, signed under the pseudonym of Figarote. In addition, works of the historiography of culture and musicology were employed as sources. This paper is presented as the result of an image, in a certain way, new to Alexandre Levy. It corroborates the modernity of the composer, not identifiable in previous papers. One may conclude on Levys proximity with the other intellectuals of the Brazilian belle époque, a period of intellectual involvement, modernizing concerns, interest for the scientific instrumental and also naturalist perspective.
 
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2047994.pdf (5.32 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-01
 
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