• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2002.tde-12122014-173009
Documento
Autor
Nombre completo
Theophilo Augusto Pinto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Kon, Fabio
Lacerda, Marcos Branda
Título en portugués
Música e eletrônica no Brasil - Vôos abortados de uma pesquisa frutífera
Palabras clave en portugués
instrumento musical
protótipo musical
sintetizador
tecnologia
Resumen en portugués
Se a música brasileira em muitas de suas manifestações é reconhecida pela sua excelência, o mesmo não se pode dizer dos instrumentos musicais produzidos em território nacional. Em relação aos instrumentos eletrônicos que começaram a surgir na década de 1960, isso leva a crer que não houve nenhuma iniciativa dentro do Brasil que pudesse mudar esse quadro. No entanto, isto está longe de ser verdade, como esta pesquisa pretende mostrar. Mesmo assim, até hoje a confecção de instrumentos eletrônicos é dominada pela indústria estrangeira, sugerindo uma maior investigação e reflexão dos fatores que levaram a esta situação. Como será visto, isto não tem a ver somente com a qualidade (ou falta dela) dos projetos descritos ao longo desta pesquisa, mas com outros fatores que vão para além de problemas meramente tecnológicos ou musicais.
Título en inglés
Music and electronics in Brasil - aborted flights from a fruitful research
Palabras clave en inglés
musical instrument
synthesizer
technology
Resumen en inglés
If Brazilian music in its various manifestations is recognized as excellent, it cant be said the same about the musical instruments made in the country. Regarding the electronic musical instruments that began to be made about the 1960s onwards, this lead to the believing that nothing was made inside the country to change that scene. But it is far from true, and that is the point of this text. Otherwise, the making of electronic musical instruments is dominated by a foreign industry, suggesting a broader investigation and reflection about the facts that led to this situation. As it will be seen, this has nothing to do with the quality (or the lackof it) of the projects described along this text, but with other reasons going beyond questions simply put as technological or musical.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-05-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.