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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2018.tde-06072018-110952
Document
Auteur
Nom complet
Wania Mara Agostini Storolli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Président)
Herr, Martha
Martins, José Batista Dal Farra
Titre en portugais
Movimento e respiração: a prática da respiração vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto
Mots-clés en portugais
-
Resumé en portugais
Este estudo apresenta uma reflexão sobre como a prática da Profa. Ilse Middendorf, denominada "Respiração Vivenciada", pode ser incorporada ao ensino de canto, avaliando-se questões diretamente relacionadas à utilização da voz e ao aprendizado do canto, assim como aponta para a importância dos aspectos movimento e respiração em relação ao uso da voz. Os fundamentos básicos da prática e sua relevância para o canto são objeto principal do trabalho. Primeiramente destaca-se a necessidade de novas estratégias na didática musical e em especial na do canto, procedendo-se a uma breve contextualização com o relato de trabalhos pioneiros de antecessores e contemporâneos de Ilse Middendorf e trabalhos correlatos, ainda que provenientes de outras áreas do conhecimento. Após uma breve biografia sobre Ilse Middendorf são então apresentados os fundamentos de sua prática, assim como uma reflexão sobre sua possível utilização no ensino de canto, finalizando-se com um relato sobre a experiência prática. O estudo pretende trazer uma nova perspectiva na forma de se trabalhar respiração e voz, supondo que a prática desenvolvida por Ilse Middendorf, por conter em si uma possibilidade de re-educação do indivíduo, possa assim contribuir como um trabalho de base para o desenvolvimento vocal. Insere-se numa tendência atual de reconsideração da importância da consciência sensorial, divulgando informações sobre um trabalho ainda pouco acessível no país.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
This study presents a reflection about how Ilse Middendorf's practice, known as "The Perceptible Breath", can be applied to the singing pedagogy. Subjects related to the voice function and to the singing learning procedure are evaluated, as well as the importance of aspects like movement and breathing in relation to the use of the voice. The fundamentals of her practice and their relevance for the singing are the main object of this study. First, the need for new musical pedagogical strategies is pointed out, specifically those that concerns singing. In order to establish a short context, a view on works from some ancestors and contemporaneous with Ilse Middendorf has been included, even the ones originated - from other fields of knowledge. Following Ilse Middendorf's short biography are the fundamentals of her practice and also a reflection about its possible use in the singing pedagogy. At the end, a report about the practical experience is presented. This study intends to introduce a new way of working with breathing and voice and presupposes that the practice created by Ilse Middendorf can contribute as a basic framework for the voice development since it contains a possibility of re-education of the individual. It is part of a contemporary trend to believe in the importance of the sensorial awareness, also spreading out information about a work that is still not widely known.
 
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Date de Publication
2018-07-06
 
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