• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-05072009-225536
Document
Auteur
Nom complet
Claudio Möller de Freitas
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Ricciardi, Rubens Russomano (Président)
Corrêa, Sérgio Oliveira de Vasconcellos
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Titre en portugais
Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga
Mots-clés en portugais
Análise musical
Composição musical
Estética
Linguagem
Linguistica
Resumé en portugais
Os processos composicionais de duas obras musicais são identificados aqui extrinsecamente. Seus elementos estruturais comuns viabilizam um caminho de compreensão e analise, tomando-se como pressupostos formadores de linguagem a parataxe e a intertextualidade. Trata-se, por conseguinte, da designação de uma visão emancipada e expandida dos fundamentos da musica e, ao mesmo tempo, da definição de uma poetica na musica contemporânea brasileira. Objetivos: Valendo-se de sintaxes musicais e linguisticas, o texto visa demonstrar os processos composicionais das duas obras apresentadas e como eles promovem a delineação de uma linguagem, expondo e distinguindo seus elementos estruturais constitutivos, determinantes dos seus caracteres comuns. Método: Baseando-se em referencias teórico-reflexivas, são identificados os elementos estruturais constitutivos das duas obras, apontando os rudimentos que os levam a produzir processos composicionais similares. Confrontadas as obras, são discutidos a analise das suas micro-estruturas e os processos linguisticos parataxe e intertextualidade nas suas formações. Resultados: A possibilidade da formação de uma linguagem musical pela exploração emancipada e expandida de seus elementos básicos, aplicados a um alicerce linguistico, torna-se real na medida em que seus processos composicionais são elaborados dentro de um referencial teórico-reflexivo.
Titre en anglais
Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga
Mots-clés en anglais
Análise musical
Composição musical
Estética
Linguagem
Linguistica
Resumé en anglais
The compositional processes of the two musical works presented here are extrinsically identified. Their common structural elements make a path of understanding and analysis possible through parataxis and intertextuality as presuppositional constructors of a language. Thus, it presumes a designation of an emancipated and evolutional view of Musics capital fundamentals and, at the same time, a definition of a poetics in Brazilian contemporary music.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
3400572.pdf (2.28 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-13
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.