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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-05072009-225536
Documento
Autor
Nombre completo
Claudio Möller de Freitas
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Ricciardi, Rubens Russomano (Presidente)
Corrêa, Sérgio Oliveira de Vasconcellos
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Título en portugués
Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga
Palabras clave en portugués
Análise musical
Composição musical
Estética
Linguagem
Linguistica
Resumen en portugués
Os processos composicionais de duas obras musicais são identificados aqui extrinsecamente. Seus elementos estruturais comuns viabilizam um caminho de compreensão e analise, tomando-se como pressupostos formadores de linguagem a parataxe e a intertextualidade. Trata-se, por conseguinte, da designação de uma visão emancipada e expandida dos fundamentos da musica e, ao mesmo tempo, da definição de uma poetica na musica contemporânea brasileira. Objetivos: Valendo-se de sintaxes musicais e linguisticas, o texto visa demonstrar os processos composicionais das duas obras apresentadas e como eles promovem a delineação de uma linguagem, expondo e distinguindo seus elementos estruturais constitutivos, determinantes dos seus caracteres comuns. Método: Baseando-se em referencias teórico-reflexivas, são identificados os elementos estruturais constitutivos das duas obras, apontando os rudimentos que os levam a produzir processos composicionais similares. Confrontadas as obras, são discutidos a analise das suas micro-estruturas e os processos linguisticos parataxe e intertextualidade nas suas formações. Resultados: A possibilidade da formação de uma linguagem musical pela exploração emancipada e expandida de seus elementos básicos, aplicados a um alicerce linguistico, torna-se real na medida em que seus processos composicionais são elaborados dentro de um referencial teórico-reflexivo.
Título en inglés
Processos composicionais da obra coral-sinfônica Fantasia sobre uma cantiga de ninar e da abertura sinfônica As Enfibraturas do Ipiranga
Palabras clave en inglés
Análise musical
Composição musical
Estética
Linguagem
Linguistica
Resumen en inglés
The compositional processes of the two musical works presented here are extrinsically identified. Their common structural elements make a path of understanding and analysis possible through parataxis and intertextuality as presuppositional constructors of a language. Thus, it presumes a designation of an emancipated and evolutional view of Musics capital fundamentals and, at the same time, a definition of a poetics in Brazilian contemporary music.
 
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3400572.pdf (2.28 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-07-13
 
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