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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2018.tde-11042018-141851
Documento
Autor
Nome completo
Helena Rosalia de Oliveira Tassara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Guidi, Mario Arturo Alberto (Presidente)
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Debs, Vania Fernandes
Pacheco, Elza Dias
Rabinovich, Elaine Pedreira
Título em português
Era Uma Vez, O Brasil... A História da Construção de um Ensaio Documental Cinematográfico sobre a Vida de Crianças na Cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Este trabalho estruturou-se como uma investigação na área de pesquisa e experimentação de linguagens vídeo-cinematográficas, um estudo que propõe a realização de um sistema articulado e interligado composto por um banco de depoimentos e por um ensaio documental. Em seu desenvolvimento, o processo de produção de ambos consistiu em uma interação entre a teoria (uma análise de seus objetivos de comunicação) e a prática (as técnicas da realização vídeocinematográfica). O presente texto constitui-se, fundamentalmente, em uma narrativa do desvelar desse processo. Ao longo de sua realização, buscou-se demonstrar que é possível construir um percurso vídeo-cinematográfico argumentativo, narrativo e artístico mediante o sequenciamento por associações temáticas livres, de depoimentos de diferentes sujeitos, selecionados ao acaso e pertencentes a um universo sociocultural específico e determinado. No caso, 161 crianças entre 4 e 7 anos de idade, escolarizadas, matriculadas em seis pré-escolas na rede pública da cidade de São Paulo (Escolas Municipais de Educação Infantil ou Emei's), distribuídas por bairros distantes entre si (Pirituba, Ipiranga, Butantã, Higienópolis, Interlagos e Guaianases) e que foram escolhidas por sorteio. Para poder avaliar, analisar e utilizar cerca de 34 horas de entrevistas com as crianças gravadas em vídeo, procedeu-se à construção de um banco de depoimentos. O material foi decupado e organizado por unidades de fala ­ assim definidas por conterem descrições densas, segundo definição de C.GEERTZ ­, também discriminadas por temas e sub-temas, que se interconectam e definidos a partir dos conteúdos das falas obtidas. A hipótese central era de que essas unidades de fala, individualmente ou agrupadas por temas, refletiriam profundamente a realidade social e cultural na qual as crianças estavam inseridas, e que bastaria valorizar a originalidade e a verdade contidas no pensamento infantil para culminar com a realização de uma peça áudio-visual capaz de persuadir o mundo adulto no sentido de considerar as crianças como depositárias e transmissoras da cultura e dos conhecimentos socialmente produzidos. Assim, Era uma vez, o Brasil... (21'/16mm/cor) ­ ensaio documental cinematográfico, subproduto da Tese ­ se constitui em uma síntese em movimento das conclusões geradas a partir da análise dos conteúdos e dos materiais oferecidos pelas crianças e dos depoimentos gravados em vídeo; um exercício de transposição de uma linguagem científica analítica para uma linguagem vídeo-cinematográfica experimental.
Título em inglês
Once upon a time: Brazil ­ The story behind the making of a documentary film essay about the life of children in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
Research and experimental use of video film languages was the basis of Once upon a time: Brazil, a study that proposes to develop an articulate and interactive system consisting of a bank of collected interviews and a documentary essay, resulting in a continuous interplay between theory (na analysis of the objectives of communication) and praxis (the structures and technicalities of video film making). The present text aims at following the different stages of this. The task was appointing to the possibility of constructing story plots and narratives for videos and cinematographic films through the sequencing of freely associated themes, obttained interviews effectuated with people selected at random, belonging to a specific social-economic group. 161 elementary school children, age 4 to 7, were chosen by chance and interviewed; children enrolled in some of the Municipal Centers for Child Education belonged to the Prefecture of the City of São Paulo. These public schools, or Emeis, localized in diverse areas of São Paulo, distant one from another ­ Pirituba, Ipiranga, Butantã, Higienópolis, Interlagos and Guaianases ­ were also chosen by chance. So as to evaluate, analyse and enable future and extensive use of the nearly 34 hours of interviews made during the elaboration of the documentary essay, Once upon a Time: Brazil, we proceeded to form a bank of interviews, differentiating the information collected according to theme, organizing and editing the subject matter so as to create unities of speech, containing the thick descriptions described in the studies of C.GEERTZ. The main expectation is that these units of speech, classified both individually and in the group form, might be a source of reflection capable of revealing the environmental and emotional realities of the children interviewed. The richness of thought apparent in their speech, if perceived by the adult world, could well be a persuasive factor towards the appreciation of children as depositaires and transmitters of their cultural habitats. Once upon a Time: Brazil (21'/16mm/colour) ­ a documentary film essay, part of the thesis ­ is an exercise in the transposition of the analytical of science to the language of experimental film making.
 
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Data de Publicação
2018-04-11
 
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