Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-21052006-233605
Document
Auteur
Nom complet
Maria Cristina Meirelles Toledo Cruz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Machado, Regina Stela Barcelos (Président)
Dias, Marina Celia Moraes
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Titre en portugais
"Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos"
Mots-clés en portugais
arte-educação
Casa Redonda Centro de Estudos
educação da sensibilidade
educação infantil
Resumé en portugais
O objeto de estudo desta dissertação é a prática educativa da Casa Redonda
Centro de Estudos, um projeto de educação infantil que teve início no começo dos
anos 1980, numa chácara em Carapicuíba /SP, e que continua existindo até hoje.
A proposta, idealizada pela pedagoga Maria Amélia Pereira, focaliza o
desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da
linguagem do brincar. Os pilares do trabalho da Casa Redonda são: a Cultura da
Infância, como um modo próprio de ser no mundo, onde a multiplicidade e riqueza
do universo das brincadeiras ancoram o processo de desenvolvimento, e a Cultura
Brasileira, através de seus mitos, lendas, cantos, música, dança, como uma forma
de enraizamento da criança no seu lugar de origem, levando em conta o corpo,
como veículo sensível e integrador.
Esta dissertação estuda a experiência da Casa Redonda Centro de
Estudos, apresentando seu contexto pedagógico, suas referências teóricas e a
importância da natureza e do espaço físico no processo de educação. Inclui o relato
do trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Redonda; depoimentos de ex-alunos
que vivenciaram esta experiência; cursos de formação de educadores nesta
abordagem e o efeito multiplicador em outros projetos sociais.
Titre en anglais
For an Education in Sensitivity: the experience of Casa Redonda Centro de Estudos
Mots-clés en anglais
art-education
Casa Redonda Centro de Estudos
children education
sensitivity education
Resumé en anglais
The research subject for this thesis is the educational practices of Casa
Redonda Centro de Estudos, a child education project that began in the early
1980s, in a cottage in Carapicuíba /SP, where it remains to the present day.
The approach, created by teacher Maria Amélia Pereira, focuses on
development of the sensibility of the child and on their form of expression through the
language of play. The foundations of this work are the Culture of Childhood, as a
particular way of seeing the world, where the multiplicity and richness of the universe
of games anchor the process of development, and Brazilian Culture, through its
myths, legends, songs, music and dance, as a form of rooting the child in their place
of origin, taking into account the body, as a sensitive and integrating vehicle.
This thesis examines the experience of the Casa Redonda Centro de
Estudos, presenting the pedagogical context of the period, its theoretical references,
and the importance of the natural and physical space in the process of education. It
includes a description of the work carried out by the Casa Redonda staff, statements
by former students who went through this experience, a description of training
courses for educators in this approach, and the multiplier effect of this work on other
social projects.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2006-05-31
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.