• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2006.tde-13082009-162757
Documento
Autor
Nome completo
Mirella Amalia Mostoni
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Dias Filho, Geraldo de Souza (Presidente)
Santos, Fabio Lopes de Souza
Tavares, Monica Baptista Sampaio
Título em português
Conhece-te a ti mesmo
Palavras-chave em português
Beleza
Monotipia
Objeto
Oráculo
Palavra
Recepção
Resumo em português
Os objetos artísticos do Conhece-te a ti mesmo apresentam-se como oráculos, assumindo na poética e na relação estabelecida com o espectador as conexões de sentido pertencentes a esse termo e a essa condição. Na parte dissertativa é primeiro apresentada uma investigação sobre o processo criativo desses objetos, os métodos heurísticos utilizados, as influências recebidas e as afinidades com outros trabalhos artísticos. Num segundo momento estuda-se como a metáfora oracular e os procedimentos utilizados na elaboração dos trabalhos podem situar-se nas questões contemporâneas da recepção. Na terceira etapa da dissertação reflete-se sobre as semelhanças da poética proposta com o conceito de arte exposto por Nietzsche no texto O Nascimento da Tragédia, as influências dessa obra na gênese da poética e as conseqüências dessa escolha para a recepção e o processo de criação.
Título em inglês
Conhece-te a ti mesmo
Palavras-chave em inglês
Beleza
Monotipia
Objeto
Oráculo
Palavra
Recepção
Resumo em inglês
The artistic object of Know Thyself present themselves as oracles, assuming in the poetical and the relation estabilished with spectator connections of meaning pertaining to this term and this condition. In the dissertation part, first is presented an inquiry on creative process of these objects, the heuristic methods used, the received influences and the affinities with other artistic work. In a second moment, Formulate Thyself, is studied how the oracular metaphor and the procedures used in elaboration of these work may be take place in contemporaries questions about reception. In the third chapter is reflected on the similarities of the poetical proposal with the concept of art displayed by Nietzsche in Birth of Tragedy, the influences of this text on the genesis of poetical and the consequences of this choice for reception and process of creation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
1236054.pdf (32.44 Mbytes)
Data de Publicação
2009-09-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.