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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2006.tde-13082009-154838
Documento
Autor
Nome completo
Heloisa Espada Rodrigues Lima
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Chiarelli, Domingos Tadeu (Presidente)
Mammi, Lorenzo
Naves, Rodrigo Figueira
Título em português
Fotoformas: a máquina lúdica de Geraldo de Barros
Palavras-chave em português
Arte e fotografia moderna
Construtivismo
Fotoformas
Geraldo de Barros
Resumo em português
Esta dissertação trata das Fotoformas, obra fotográfica produzida por Geraldo de Barros entre o final da década de 1940 e o início da seguinte. O conjunto é diversificado, pois possui imagens que podem ser vinculadas tanto ao Construtivismo, quanto a poéticas ligadas à revitalização do Expressionismo na arte internacional no segundo pós-guerra, ou a vanguardas da fotografia moderna como a Nova Visão, entre outros movimentos. Através da investigação dos grupos e ambientes artísticos freqüentados por Barros (Grupo XV, MAM/SP, Masp, Biblioteca Municipal de São Paulo, Grupo Ruptura, Setor de Terapia Ocupacional do Hospital Psiquiátrico Pedro II e Foto Cine Clube Bandeirante) percebe-se como ele conheceu algumas das referências identificadas em sua obra. Além disso, o trabalho analisa a relação das Fotoformas com as idéias de Mário Pedrosa, crítico considerado pelo artista como seu mentor intelectual. A partir desse mapeamento, a reflexão volta-se para o significado específico dessas referências no contexto cultural paulistano do período estudado. A concomitância de tradições, a princípio díspares, nas Fotoformas, encontra uma justificativa teórica no pensamento desenvolvido por Pedrosa: suas idéias sobre as origens da arte moderna, o conceito de arte virgem e a Teoria da Gestalt.
Título em inglês
Fotoformas: a máquina lúdica de Geraldo de Barros
Palavras-chave em inglês
Constructivism
Fotoformas
Geraldo de Barros
Modern art
Modern photography
Resumo em inglês
This dissertation is about Fotoformas, the Geraldo de Barros photographic work made between the end of 1940s and the beginning of the 1950s. The set is diversified because it has pictures linked to the Constructivism, to neo-expressionists poetics arisen in the international art after 1945, or to modern photographic vanguards like the New Vision, among others movements. Through an investigation on the artistic groups and environments frequented by Barros (Group XV, MAM/SP, Municipal Library of São Paulo, Rupture Group, Occupational Therapy Section of the Psychiatric Hospital Pedro II, Bandeirante Photo Cine Club) we can discern how he had known some references identified in his work. Moreover, the research analyses the relation between the Fotoformas and the Mário Pedrosas ideas, art critic considered by the artist like his intellectual mentor. From this survey, the reflection turns about to the specific meaning of these references in the cultural context studied. The concomitancy of different artistic traditions in Fotoformas finds a theoretical explanation in the Pedrosas thoughts: his ideas on the modern art roots, the virgin art concept and the Gestalt Theory.
 
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5062840.pdf (3.08 Mbytes)
Data de Publicação
2009-09-03
 
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