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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2007.tde-05072009-193304
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Maria Pimenta Hoffmann
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Ajzenberg, Elza Maria (Presidente)
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos
Couto, Maria de Fátima Morethy
Silva, Dilma de Melo
Tirapeli, Percival
Título en portugués
Crítica de arte e bienais: as contribuições de Geraldo Ferraz
Palabras clave en portugués
Arte brasileira
Bienal de São Paulo
Crítica
Crítica de arte
Geraldo Ferraz
Jornalismo
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Premiação
Resumen en portugués
Este estudo trata da crítica de arte de Geraldo Ferraz durante o período das primeiras Bienais de São Paulo. Foi dada especial atenção aos artigos sobre as IV, V e VI Bienais, publicados no jornal O Estado de São Paulo. Através da pesquisa nos arquivos da Fundação Bienal (Arquivo Histórico Wanda Svevo), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), do Arquivo Edgard Leuenroth da Universidade Estadual de Campinas (AEL UNICAMP), do Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual de São Paulo (CEDEM UNESP) e do Arquivo do Estado de São Paulo, foram selecionados e analisados documentos em critica de arte. O crítico Geraldo Ferraz, proveniente do jornalismo e da literatura, contribuiu para difusão da crítica de arte e para o desenvolvimento do jornalismo na área da cultura. Na análise de sua trajetória como crítico, destacou-se a sua reflexão sobre a organização das Bienais e seus posicionamentos estéticos.
Título en inglés
Crítica de arte e bienais: as contribuições de Geraldo Ferraz
Palabras clave en inglés
Art Criticism
Awards
Brazilian Art
Criticism
Geraldo Ferraz
Journalism
São Paulo Art Biennial
São Paulo Museum of Modern Art
Resumen en inglés
This paper regards the art criticism articles written by Geraldo Ferraz about the early Art Biennials in São Paulo. We focused our analysis in the articles written about the 4th, 5th and 6th Biennials, published by the newspaper O Estado de S. Paulo. We used articles, documents and other materials from the following institutions: Fundação Bienal (Historic Archive 'Wanda Svevo'), Museum of Modern Art of São Paulo (MAM SP), Museum of Contemporary Art of São Paulo University (MAC USP), State University of Campinas' Arquivo Edgard Leuenroth (AEL UNICAMP), Documentation and Archive Center of the State Universty of São Paulo (CEDEM UNESP) and Archives of the State of São Paulo. The art critic Geraldo Ferraz was an author and journalist, and his work contributed to the establishment of art criticism sections in Brazil's media, as well as the development of cultural journalism in the country. In this analysis of his career as a critic, the study highlights his reflections about the organization of the Art Biennials and its aesthetic postures.
 
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4803382.pdf (35.85 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-07-13
 
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