• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2006.tde-05072009-183049
Documento
Autor
Nome completo
Helena Hofmeister Martins Costa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Grinberg, Norma Tenenholz (Presidente)
Chaia, Miguel Wady
Mubarac, Luiz Claudio
Título em português
Através do Silêncio
Palavras-chave em português
Paço das Artes
Resumo em português
As reflexões a seguir têm a fotografia como foco principal, partem de questões nascidas durante o processo de criação e realização do meu trabalho plástico. Partindo da apropriação de fotografias do começo do século XX até aproximadamente os anos cinqüenta, procurei observar estruturas e sistemas de representação nos retratos de grupos de pessoas, especialmente os de famílias. O resultado foi apresentado numa exposição realizada dentro do programa Temporada de Projetos, no Paço das Artes (USP) em maio de 2004. O texto a seguir é fruto do intercâmbio entre prática fotográfica, análise de imagens e reflexões teóricas. No desenvolvimento do trabalho a fotografia foi abordada a partir de aspectos variados: um que investiga a linguagem fotográfica como um sistema de captação e produção de imagens; outro que vê na fotografia um meio de pensar o homem inscrito no tempo; outro ainda que descobre nos retratos uma representação mais do que um espelho da realidade.
Título em inglês
Através do Silêncio
Palavras-chave em inglês
Paço das Artes
Resumo em inglês
The reflections that follow have photography as their main focus. They come from questions raised during the creative process of my work. Starting with the appropriation of photographs of the 20th century up to approximately the fifties, I tried to observe the structures and systems of representations in the portraits of groups of people, especially the family groups. The result was presented in an exhibition within the program Temporada de Projetos in the Paço das Artes in the University of São Paulo in May 2004. The text that follows is the fruit of the interchange between the photographic performance, image analysis and theoretical reflexions. In the development of my work, photography was approached rising from different aspects such as: one that investigates the photographic language as a system of grasping and production of images; the other sees is photography a means of thinking about man inscribed in his times; and still the other discovers in the portraits a representation, more than just a mirror of reality.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
4786690.pdf (7.14 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.