• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2019.tde-14052019-172417
Documento
Autor
Nome completo
Clara Fassoni Bonachela
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2018
Orientador
Banca examinadora
Valle, Accacio Lins do (Presidente)
Rubo, Jose Henrique
Santiago Junior, Joel Ferreira
Segalla, Jose Claudio Martins
Título em português
Resistência à tração entre componentes de pilar híbrido Conexão® submetido a teste de fadiga termomecânica
Palavras-chave em português
Estresse mecânico
Implante dentário
Resistência à tração
Resumo em português
Os pilares de próteses sobre implantes são determinantes para o sucesso final da restauração. Dentre os mais variados disponíveis no mercado, os pilares híbridos são uma proposta atual que propõe associar otimização da estética com performance biomecânica de qualidade à longo prazo. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi verificar a resistência à tração entre os componentes do pilar híbrido parafusado Precision Link® (Conexão®) após ensaio de fadiga térmica e mecânica, através de uma metodologia inovadora proposta pelos autores. Foram utilizados 33 Conjuntos Precision Link 3,5 NP + Coping de Zircônia Base para Acrescentar 3,5 (Conexão), distribuídos em 3 grupos de 11 espécimes, nomeados de acordo com o número de ciclos mecânicos aos quais foram submetidos durante o teste de fadiga (Grupo Controle [G CONTROLE], Grupo de 240 000 ciclos [G1] e Grupo de 480 000 ciclos [G2]). Após o ensaio de fadiga termomecânica, os pilares foram submetidos a teste de tração, por meio de um dispositivo desenvolvido exclusivamente para esse trabalho, adaptado em uma máquina de ensaios universal. Os dados de resistência a tração foram submetidos à análise estatística através da análise de variância a 1 critério e Teste de Tukey para comparações individuais, mediante à qual foi identificada diferença estatisticamente significativa entre G1 e G CONTROLE e G1 e G2, tendo G1 demonstrado valores de resistência a tração menores que os outros grupos (Valores médios: G CONTROLE= 58,172 N, G1= 46,181 N, G2= 64,725 N). Pode-se concluir que a metodologia proposta para esse estudo, com o desenvolvimento de um dispositivo específico de tração é efetiva para identificar os valores de resistência à tração dos componentes de pilares híbridos parafusados Precision Link® (Conexão®) e a exposição aos ciclos termomecânicos testados no ensaio de fadiga influencia nos valores de tração entre os mesmos, primeiro diminuindo-os e depois aumentando-os de volta possivelmente por conta do fenômeno de degradação em baixa temperatura nos componentes de zircônia.
Título em inglês
Tension strength between the two pieces of the hybrid abutment Conexão® after thermomechanical fatigue test
Palavras-chave em inglês
Dental implant-abutment design
Mechanical stress
Tensile strength
Resumo em inglês
Implant abutments have a key role in the success of dental reabilitations. Among other options, hybrid abutments are a new option that can associate esthetic achievements with efficient long-term biomechanical performance. The purpose of this study was to verify the tension strenght between the components of the screw-retained hybrid abutment Precision Link® (Conexão®) after thermomechanical fatigue test, using an innovative approach. Thirty-three samples of Precision Link (d)3,5 NP + Zirconia Coping Add Base (d)3,5 (Conexão) were divided in three groups of eleven specimens each. The groups were divided by the number of mechanical cycles (Control Group [CONTROL G], Group of 240 000 cycles [G1] and Group of 480 000 cycles [G2]). After the thermomechanical fatigue test, the abutments were submitted to a tension strenght test in a specific device designed by the authors for this study. The referred device was coupled to an universal testing machine. Statistic analysis (ANOVA-1 e Tukey Test) showed G1 had statistical significative lower values of tension strenght than CONTROL G and also than G2. (Mean values: CONTROL G= 58,172 N, G1= 46,181 N, G2= 64,725 N) In conclusion, the methodology proposed for this study was effective in identifying the tension strenght values between the components of the screw-retained hybrid abutment Precision Link® (Conexão®). Also, the thermomechanical fatigue test influenced in the tension strenght values, first reducing the values of tension strenght, then increasing them back, by the transformation of phase of zirconia exposed to a wet environement.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-05-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.