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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2016.tde-28062016-084634
Documento
Autor
Nombre completo
Amanda Giorgetto Rodrigues
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2016
Director
Tribunal
Alvarenga, Katia de Freitas (Presidente)
Costa Filho, Orozimbo Alves
Martins, Carlos Henrique Ferreira
Silva, Leandra Tabanez do Nascimento
Título en portugués
Caracterização do potencial evocado auditivo cortical P1-N1-P2 em crianças com estimulação bimodal
Palabras clave en portugués
Auxiliares de audição
Implante coclear
Potenciais Evocados Auditivos
Resumen en portugués
Introdução: O implante coclear (IC) amplamente aceito como forma de intervenção e (re) habilitação nas perdas auditivas severas e profundas nas diversas faixas etárias. Contudo observa-se no usuário do IC unilateral queixas como localização e compreensão sonora em meio ao ruído, gerado pelo padrão anormal de estimulação sensorial. A fim de fornecer os benefícios da audição binaural, é preconizado a estimulação bilateral, seja por meio do IC bilateral ou com a adaptação de um aparelho de amplificação sonora individual (AASI) contralateralmente ao IC. Esta última condição é referida como estimulação bimodal, quando temos, concomitantemente dois modos de estimulação: Elétrica (IC) e acústica (AASI). Não há dados suficientes na literatura voltados à população infantil que esclareça ou demonstre o desenvolvimento do córtex auditivo na audição bimodal. Ressalta-se que não foram encontrados estudos em crianças. Objetivo: Caracterizar o PEAC complexo P1, N1 P2 em usuários da estimulação bimodal e verificar se há correlação com testes de percepção de fala. Metodologia: Estudo descritivo de séries de casos, com a realização do PEAC em cinco crianças usuárias da estimulação bimodal, a partir da metodologia proposta por Ventura (2008) utilizando o sistema Smart EP USB Jr da Intelligent Hearing Systems. Foi utilizado o som de fala /da/, apresentado em campo livre. O exame será realizado em três situações: Somente IC, IC e AASI e somente AASI. A análise dos dados dos potenciais corticais foi realizada após a marcação da presença ou ausência dos componentes do complexo P1-N1-P2 por dois juízes com experiência em potenciais evocados. Resultados: Foi obtida a captação do PEAC em todas as crianças em todas as situações de teste, além do que foi possível observar a correlação destes com os testes de percepção auditiva da fala. Foi possível verificar que o registro dos PEAC é um procedimento viável para a avaliação da criança com estimulação bimodal, porém, ainda não há dados suficientes quanto a utilização deste para a avaliação e indicação do IC bilateral.
Título en inglés
Characterization of cortical auditory evoked potential P1-N1-P2 in children with bimodal stimulation
Palabras clave en inglés
Cochlear Implants
Cortical Auditory Evoked Potential
Hearing Aids
Resumen en inglés
Introduction: The cochlear implant (CI) is already accepted in the area, as an intervention (re)habilitation in severe and profound hearing loss in different age groups. However, it is observed in the unilateral CI users have complaints such as sound localization and understanding speech in noise. Recent studies with Cortical Auditory Evoked Potential (CAEP) demonstrated the fact that the CI cannot favors the ipsilateral development of the auditory pathway as expected. Therefore, unilateral CI users have an abnormal pattern of sensory stimulation. In this sense, the patient is advised and encouraged as to the fitting of hearing aids (HA) in no-implanted ear, especially in the presence of residual acoustic hearing in order to provide the benefits of binaural hearing. This condition is referred to bimodal hearing, when combining electric stimulation from the CI with acoustic stimulation from the contralateral ear provides to HA. Not enough data in the literature has focused on the child population to clarify or demonstrate the development of the auditory cortex in the bimodal hearing. Objective: To characterize the CAEP complex P1-N1-P2 users of bimodal stimulation and check for correlation with performance on tests of speech perception. Methods: A cross-sectional observational study, with the completion of the CAEP in six children using the Bimodal stimulation, the CAEP recording will be based in the methodology proposed by VENTURA (2008) using the system Smart EP USB Jr Intelligent Hearing Systems. The speech sound / of /, presented in free field, will be used. The potential will be recorded in three situations: monaural hearing (only CI); Bimodal hearing (IC and HA) and monoaural hearing (only HA). The examination will be held in three situations: monaural hearing (only IC); Bimodal hearing (IC and hearing aids) and hearing monaural (only the hearing aid). Data analysis of the cortical potential was performed after the marking of the presence or absence of the components of the N1-P1-P2 complex by two judges experienced in evoked potentials. It was verified that the record of the ECCP is a viable procedure for the assessment of children with bimodal stimulation and can assist in bilateral IC nomination process or the maintenance of bimodal stimulation.
 
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Fecha de Publicación
2016-06-29
 
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