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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2016.tde-28062016-080754
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Alves de Souza Carvalho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2016
Orientador
Banca examinadora
Lamonica, Dionisia Aparecida Cusin (Presidente)
Dutka, Jeniffer de Cassia Rillo
Giacheti, Célia Maria
Título em português
Habilidades funcionais de autocuidado, mobilidade e função social em crianças com fissura labiopalatina e Espectro Óculo-Aurículo-Vertebral (EOAV)
Palavras-chave em português
Anormalidades craniofaciais
Autocuidado
Comportamento social
Desenvolvimento Infantil
Fissura palatina
Síndrome de Goldenhar
Resumo em português
As anomalias craniofaciais ocasionam comprometimentos estéticos e funcionais com grande impacto na saúde e na integração social da criança, com interferência no desenvolvimento global e social. Das anomalias craniofaciais este estudo abordou as Fissuras Labiopalatinas (FLP) e o Espectro Óculo Aurículo Vertebral (EOAV). As FLP constituem malformações resultantes de falta do fechamento completo dos tecidos que compõe o lábio e o palato. O EOAV, também conhecido como Síndrome de Goldenhar, é uma anomalia congênita de etiologia desconhecida, com manifestação genética variável e de causa bastante heterogênea. Conhecer as habilidades funcionais e o impacto destas no desenvolvimento global de crianças com EOAV e FLP pode otimizar o desenvolvimento de programas de prevenção e intervenção para promover a saúde e a integração social destes indivíduos. Este estudo foi delineado com objetivo de verificar e comparar o desempenho em habilidades funcionais quanto ao desempenho nas áreas de autocuidado, mobilidade, função social e nível de independência entre crianças com EOAV, crianças com FLP e um grupo comparativo, de crianças sem anomalias. O modelo de pesquisa foi observacional descritivo transversal com uma casuística de 39 pais/responsáveis de crianças na faixa etária entre três anos e sete anos e seis meses, de ambos os gêneros. Foram convidados para participar pais/responsáveis de crianças em tratamento no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade e São Paulo (HRAC-USP) os quais foram divididos em três grupos: dois experimentais e um grupo comparativo. O instrumento para coleta dos dados das habilidades funcionais foi o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), em sua versão adaptada para o português. A avaliação é realizada por meio de entrevista com o cuidador, o qual deve saber informar sobre o desempenho da criança em atividades e tarefas típicas da rotina diária. Os dados foram apresentados por análise descritiva com medidas de tendência central (média aritmética), dispersão (desvio-padrão) e distribuição de frequência, nas variáveis: idades, gênero e nível socioeconômico da família e caracterização da casuística. Para as análises das pontuações bruta e normativa do questionário PEDI no que se refere às habilidades funcionais e a assistência do cuidador nas três áreas de função autocuidado, mobilidade e função social, foi utilizado o teste de variância One Way, e para o teste de normalidade foi utilizado Shapiro Wilk para variável dependente. A análise comparativa foi realizada pelo teste de Kruskal-Wallis, adotando-se o valor de significância de p< 0,05. Os resultados deste estudo na análise comparativa nas habilidades funcionais na mobilidade, houve diferença estatisticamente significante na comparação entre os grupos GC vs GEEOAV, no escore bruto, e entre os grupos GC vs GEEOAV e GC vs GEFLP, no escore normativo.Na assistência do cuidador no autocuidado, houve diferença estatisticamente significante na comparação entre os grupos GC vs GEEOAV, no escore normativo. Na assistência do cuidador na mobilidade, houve diferença estatisticamente significante na comparação entre os grupos GC vs GEEOAV nos escores bruto e normativo.Na assistência do cuidador na função social houve diferença estatisticamente significante na comparação entre os grupos GC vs GEFLP.
Título em inglês
Functional self-care skills, mobility and social function in children with Cleft Lip and Palate and Oculo-Auriculo-Vertebral (OAVS)
Palavras-chave em inglês
Child development
Cleft palate
Craniofacial abnormalities
Goldenhar Syndrome
Self-care
Social behavior
Resumo em inglês
Craniofacial anomalies cause aesthetic and functional impairments with major impact on health and social integration of children with interference in global and social development. Craniofacial anomalies of this study addressed the cleft lip and palate (CLP) and the Spectrum goggles Atrium Vertebral (OAVS). The FLP constitute defects resulting from lack of complete closure of the tissues that make up the lip and the palate. The OAVS, also known as Goldenhar syndrome is a congenital anomaly of unknown etiology, with genetic variable manifestation and cause very heterogeneous. Knowing the functional abilities and their impact on the overall development of children with OAVS and FLP can optimize the development of prevention and intervention programs to promote health and social integration of individuals. This study was designed in order to verify and compare the performance of functional skills in performance in the areas of self-care, mobility, social function and level of independence among children OAVS, children with CLP and a comparison group of children without defects. The research model was crosssectional observational with a sample of 39 parents / guardians of children aged between three and seven years and six months, of both genders. Were invited to attend parent / guardians of children undergoing treatment at the Craniofacial Anomalies Rehabilitation Hospital of the University and São Paulo (HRAC-USP) were divided into three groups: two experimental and comparison group. The instrument for data collection of functional abilities was the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI), in its version adapted to Portuguese. The evaluation is carried out through interviews with the caregiver, which should know to report on the performance of the child in typical activities and tasks of daily routine. The data were presented by descriptive analysis with measures of central tendency (arithmetic mean), dispersion (standard deviation) and frequency distribution, the variables: age, gender and socioeconomic status of the family and characterization of the series. For the analysis of raw scores and rules of ask questionnaire with regard to the functional skills and caregiver assistance in three areas of self-care function, mobility and social function, One Way variance test was used, and the normality test Shapiro Wilk was used for dependent variable. The comparative analysis was performed using the Kruskal-Wallis test, adopting the significance p value <0.05. The results of this study in comparative analysis on functional mobility skills, there was a statistically significant difference when comparing the GC vs GEEOAV groups in the raw score, and between the GC and GC vs vs GEEOAV GEFLP groups in normativo.Na score caregiver assistance self-care, there was a statistically significant difference when comparing the GC vs GEEOAV groups, the score normativo.Na caregiver assistance in mobility, there was a statistically significant difference when comparing the GC vs GEEOAV groups in the raw scores and normativo.Na caregiver assistance social function was no statistically significant difference when comparing the GC vs GEFLP groups.
 
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Data de Publicação
2016-06-29
 
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