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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2016.tde-28062016-071900
Documento
Autor
Nome completo
Flávia Rebelo Silva Puccini
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2016
Orientador
Banca examinadora
Berretin, Giédre (Presidente)
Andreo, Jesus Carlos
Gusmão, Reinaldo Jordão
Politano, Gabriel Tilli
Título em português
Anatomofisiologia da sucção e deglutição do bebê em computação gráfica 3D como instrumento educacional
Palavras-chave em português
Aleitamento materno
Anatomia
Comportamento de sucção
Deglutição
Fisiologia
Resumo em português
A eficiência da amamentação exige uma complexa coordenação entre sucção, deglutição e respiração, sendo que a tecnologia tem possibilitado importantes avanços na compreensão desse processo. Porém, não foram encontrados vídeos disponíveis na internet que demonstrassem a anatomia e fisiologia da amamentação, de modo didático e fidedigno à ciência atual. Este trabalho teve por objetivo descrever o desenvolvimento de uma sequência em computação gráfica sobre a sucção e a deglutição, resultante da produção digital do Bebê Virtual, bem como validar tal produção quanto ao conteúdo e prover adequações necessárias ao material educacional. Para a produção das iconografias em 3D da sucção e deglutição no Bebê Virtual, inicialmente foi elaborado um mapa conceitual e uma matriz de conteúdos, objetivos e competências voltadas ao material educacional. Posteriormente foi elaborado um roteiro científico que abordou a anatomia do crânio, face, cavidade oral, faringe, laringe e esôfago do recém-nascido, bem como, a descrição dos mecanismos fisiológicos relacionados à sucção e às fases oral e faríngea da deglutição no bebê. Para isso foram utilizadas 14 publicações do período de 1998 a 2008, que continham informações relevantes para demonstrar a amamentação. Os conteúdos teóricos foram organizados em cenas principais, possibilitando a criação de previews das sequências dinâmicas, as quais foram avaliadas por profissionais de anatomia, fonoaudiologia e medicina, possibilitando os ajustes necessários e a construção das imagens em computação gráfica 3D. Para análise da validade de conteúdo dessas imagens foi verificada a representatividade dos itens que o compõe, por meio de consulta à literatura. Foram incluídos estudos que utilizaram auxílio tecnológico e abordaram o tema proposto em bebês a termo e saudáveis, sem alterações neurológicas ou anomalias craniofaciais. Foram excluídas as publicações realizadas com bebês pré-termo, sindrômicos, com anomalias, doenças neurológicas ou qualquer alteração que pudesse interferir na amamentação, revisões de literatura e relatos de caso. Os artigos selecionados foram analisados e classificados quanto ao nível de evidência científica, predominando o nível três de evidência. A análise de conteúdo demonstrou a necessidade de adequações nas iconografias 3D, para que o processo de sucção e deglutição demonstrado no bebê virtual pudesse corresponder ao conhecimento científico atual. Tais adequações foram propostas a partir dos achados de 9 estudos, publicados entre 2008 e 2014, que utilizaram ultrassonografia para demonstrar como ocorre o processo de amamentação. Desta forma, foram modificados os aspectos da pega, da movimentação de língua, mandíbula, palato mole e laringe, além da sincronização da sucção/deglutição/respiração e deslocamento do mamilo, num processo desenvolvido em cinco etapas. Assim, o presente estudo descreveu o processo de desenvolvimento das iconografias em 3D sobre a anatomia e fisiologia da sucção e deglutição no recém-nascido a termo, sendo que a validade de conteúdo permitiu atualizar vários aspectos da amamentação do Bebê Virtual, quebrando velhos paradigmas e possibilitando ilustrar didaticamente as evidências científicas relacionadas.
Título em inglês
Anatomy and physiology of sucking and swallowing of the baby in computer graphics 3D as an educational tool
Palavras-chave em inglês
Anatomy
Breast feeding
Deglutition
Physiology
Sucking behavior
Resumo em inglês
The efficiency of breastfeeding requires a complex coordination amongst the suctioning, the swallowing and the breathing. And technology has been an important part of the understanding of this process. However, based on the current science, it was not possible to find any videos on the internet that could demonstrate the anatomy and physiology of breastfeeding in a didactical way. The objective of this study was to describe the development within a sequence of computer graphics regarding the suctioning and the swallowing processes, as a result of the Virtual Baby digital creation, as well as to validate such a creation with regards to its content and to provide necessary adjustments to the educational material. The production of the suction and swallowing 3D images on the Virtual Baby, firstly, left from the preparation of a scientific roadmap and of a list of contents, objectives and competences related to the educational material and literature. Later, the second step was to create a scientific script, considering the skull anatomy, face, oral cavity, pharynx, larynx and esophagus of the newborn, as well as the description of the physiological mechanisms related to suction, oral and pharyngeal phases of the swallowing in the baby. In order to do so, 14 publications from 1998 to 2008 that contained substantial information on demonstrating breastfeeding were used. The theoretical contents were organized into key scenes, allowing the creation of previews of the dynamic sequences. Those were evaluated by anatomy, speech therapy and medicine professors, evaluation from which were made the necessary adjustments and the construction of 3D computer graphics images. The analysis of the content validation of those images was based on the representativity of the items that compose them so as found in literature consultation. Studies which used technological assistance and approached the theme in healthy full-term, without neurological alterations or skull-face anomalies babies, were included. As for the publications that went over preterm, syndromic newborns or newborns that showed anomalies, neurological diseases or any alteration that could interfere in breastfeeding, literature review or case studies, those were excluded from the research. So, the selected articles were analyzed and classified in the level of scientific evidence, prevailing level three. The analysis of content showed the need to adequate some of the 3D images, so that the suctioning and swallowing process in the Virtual Baby corresponded to the up to date scientific knowledge. These adjustments were proposed based on the findings of 9 studies published between 2008 and 2014, which used ultrasonography to demonstrate the process of breastfeeding. This way, in a five step process, the aspects of the handle, the movement of the tongue, jaw, soft palate and larynx, as well as the synchronization of sucking/swallowing/breathing and the nipple displacement were modified. Therefore, this study was able to describe the process of the 3D iconographies development on the anatomy, physiology of the suction and the swallowing in the full-term newborn, whereas the validity of content allowed updating various aspects of breastfeeding virtual baby, breaking old paradigms and enabling the didactical illustration of related scientific evidences.
 
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Data de Publicação
2016-06-29
 
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