• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2014.tde-17072014-101718
Document
Auteur
Nom complet
Camila de Castro Corrêa
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Bauru, 2014
Directeur
Jury
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro (Président)
Felix, Giedre Berretin
Grechi, Tais Helena
Titre en portugais
Projeto Jovem Doutor: ações de educação em saúde voltadas à síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono
Mots-clés en portugais
Apneia do Sono Tipo Obstrutiva
Educação a Distância
Educação em Saúde
Fonoaudiologia
Otorrinolaringologia
Telemedicina
Resumé en portugais
O Projeto Jovem Doutor propicia a transmissão de conhecimentos para jovens do ensino fundamental sobre diversos temas da saúde. A Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) deve ser destacada, uma vez que esse quadro clínico implica em consequências impactantes ao indivíduo, e que se estendem para a população em uma escala ampla, tendo como exemplos acidentes de trânsito e de trabalho. Sendo assim, o objetivo foi de implementar um modelo de educação em saúde sobre o tema da SAHOS, fundamentado na dinâmica do Projeto Jovem Doutor. Para isso, realizou-se a parceria com uma escola estadual interessada em participar da dinâmica. A pesquisa foi estruturada em três etapas: organização da estrutura básica e elaboração do material educacional (1ª etapa); aplicação do programa (2ª etapa) e avaliação do modelo de educação em saúde (3ª etapa). Para a elaboração do material educacional (aulas presenciais, cybertutor, banner e folder), realizaram-se buscas em bases de dados, selecionando conteúdos, simplificando e adequando o nível de legibilidade do texto, além de inserir ilustrações (1ª etapa). Na 2ª etapa, houve a participação de 5 alunos nas duas aulas presenciais, acesso ao cybertutor, atividade prática e por fim, executaram a ação social para a disseminação do conhecimento. Foram realizadas orientações sobre o tema por meio do banner, folder, telejornal, teatro de fantoches e jogo de mímica. Ao final da Feira Cultural, houve a multiplicação do conhecimento para 985 pessoas, dentre elas, pais, professores e alunos da escola, que receberam o conhecimento diretamente pelas ações sustentadas dos Jovens Doutores. Em relação à 3ª etapa, observou-se no questionário de investigação do conhecimento o aumento em média de acertos sobre o conteúdo teórico; no acesso ao cybertutor, verificou-se que 100% dos alunos realizaram os materiais complementares e na análise da pesquisa motivacional, foi possível verificar que o curso foi considerado um Curso Impressionante!. Portanto, um modelo de educação em saúde sobre SAHOS, fundamentado na dinâmica do Projeto Jovem Doutor foi implementado, verificandose êxito no seu desenvolvimento, no aspecto motivacional dos alunos e na disseminação do conhecimento.
Titre en anglais
Young Doctor Project: health educational actions focused on the Obstructive Sleep Apnea-Hypopnea Syndrome
Mots-clés en anglais
Distance Education
Health Education
Obstructive Sleep Apnea
Otolaryngology
Speech Language and Hearing Sciences
Telemedicine
Resumé en anglais
The Young Doctor Project provides the transmission of new knowledge for elementary school kids about various health topics. The Obstructive Sleep Apnea- Hypopnea Syndrome (OSAHS) should be emphasized, once the disorder implies at impactful consequences for the individual and extends to the population in a large scale, as an example car and work accident. With that been said, this research aims the implementation of a health educational model about OSAHS based on the pattern of the Young Doctor Project. In order to this, a partnership with a public state school interested to participate of dynamic. This research was structured around 3 stages: organization of the basic structure and the educational material elaboration (1st stage); the program application (2nd stage); and an evaluation of the health educational model (3rd stage). To develop the educational material (class attendance, cybertutor, banner and folder), were made searches in databases, selecting content, simplifying and adjusting the text legibility, besides insert illustrations (1st stage). On 2nd stage, were involved 5 students in the two classes, accessed the cybertutor, practical activity, an also executed a social action in order to spread the knowledge. Orientations were made by banner, folder, TV newscast, pupet show and mime game. At the end the Cultural Fair, the dissemination of learning were spread to 985 people, including parents, teachers and students whose knowledge were sustained by the Young Doctors actions. At the 3rd stage, on the learning investigation questionary, were noticed an increase of right answers about the theory; at the cybertutor, 100% of the students realized the complementary material and at the motivational research, was possible to verify that the course was classified as Impressive course!. Therefore, a model of health education about OSAHS based on the Young Doctor Project pattern was implemented and it was verified its success at the motivational aspect such as at the spread of knowledge.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-07-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.