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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2016.tde-17052016-110605
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cecilia Corrêa Rodrigues
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2016
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Andréa Cintra (Presidente)
Cardoso, Ana Claudia Vieira
Ferrari, Deborah Viviane
Penna, Sílvia Helena Alvarez Piazentin
Título em português
Caracterização do perfil audiológico de escolares de escola pública do município de Bauru/SP
Palavras-chave em português
Audição
Perda auditiva
Políticas públicas
Triagem
Resumo em português
Muitos dos problemas auditivos não são notados por pais e professores. Este fato prejudica a aprendizagem da criança principalmente no ambiente escolar. Por isso, programas de triagem auditiva podem ser utilizados com o intuito de detectar e, posteriormente, diagnosticar escolares a fim de que se possa prevenir ou minimizar o impacto a que possíveis sequelas auditivas venham prejudicar o rendimento escolar da criança. Hoje em dia podemos contar com programas que permitem o melhor acompanhamento de populações que necessitam de cuidados preventivos e curativos, e a audição é um aspecto muito importante que pode ser avaliado quando estes programas são colocados em prática. O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), que visou reorientar a formação profissional, teve como objetivo integrar ensino-serviço e promover atenção básica por meio da abordagem integral do processo saúde-doença. Ambientes externos podem ser utilizados por alunos e professores universitários para que possam colocadas em prática ações que possibilitem a humanização das práticas de atenção a saúde e a integralidade das mesmas, por meio da articulação de ações e serviços de saúde, preventivos e curativos, individuais e coletivos. A escola é considerada um dos ambientes que este trabalho pode ser realizado. O Programa Saúde na Escola (PSE) abre o ambiente escolar com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Sendo um estudo do tipo retrospectivo transversal, como objetivo principal caracterizar o perfil audiológico de escolares de escola pública do município de Bauru SP, contando com a integração de profissionais da área da saúde e educação no ambiente escolar, o que teve como base os programas citados acima. A triagem auditiva foi realizada com a aplicação dos seguintes procedimentos: imitanciometria, inspeção visual do meato acústico externo, emissões otoacústicas por produto de distorção e audiometria tonal liminar. Observou-se que do total de 652 estudantes, a grande maioria (97,1%) dos participantes com faixa etária entre 10 e 18 anos, apresentaram audição normal. Em 2,9% desta população foi encontrada alguma alteração auditiva temporária. Com a exceção de um único participante, portador de perda auditiva sensorioneural. Apesar de encontrarmos muitas crianças e adolescentes com audição normal, o que mais ressalta a importância deste trabalho é a necessidade da triagem auditiva em ambientes escolares e, essencialmente, o acompanhamento das mesmas nesta faixa etária, já que são escassos os estudos referentes a ela. Apesar das poucas alterações auditivas encontradas serem passageiras, são exatamente estas que interferem no bom rendimento escolar e outros fatores.
Título em inglês
Characterization of the audiological profile of school-age students from public school of Bauru / SP
Palavras-chave em inglês
Auditory
Hearing loss
Public policies
Screening
Resumo em inglês
Parents and teachers do not observe many auditory problems. This fact impairs the child learning, especially in the school environment. Therefore, auditory screening programs can be used intending to detect and, later, diagnose the schoolage students in order to prevent or minimize the impact about possible auditory sequels come harm the school performance of children. Nowadays we can use programs that allow a better accompaniment of populations who need preventive and curative care, and the auditory is a very important aspect that can be evaluated when these programs are implemented into practice. The National Program for Reorientation of Professional Qualification in Health (Pro-health), that intended to reorient the professional qualification, aimed to integrate education-service and promote primary care through the integral approach of the health-disease process. External environments can be used by students and university professors which can be put into practical actions that enable the humanization of health attention practices and the completeness of those same, through the articulation of actions and health services, preventive and curative, individual and collective. School is considered one of the environments that this work can be accomplished. The School Health Program (SHP) opens the school environment with the purpose of contributing to the full education of the students in the public basic education through prevention, promotion and health care actions. As it is a study of transversal retrospective type, with the main objective to characterize of the audiological profile of school-age students from public school of Bauru / SP, with the professionals integration in the health area and education in the school environment, which was based on the programs mentioned above. The auditory screening was performed with the enforcement of the following: imitanciometry, visual inspection of the external acoustic meatus, distortion product otoacoustic emission and pure tone audiometry. It was observed that the total of 652 students, the majority (97.1%) of the participants with age between 10 and 18 years, showed normal hearing. In (2.9%) of this population was found some temporary auditory alteration. With the exception of an only patient who presented the sensorineural hearing loss. Although we find many children and teenagers with normal hearing, which further highlights the importance of this work is the need of the auditory screening in school environments and, essentially, the accompaniment of the same in this age group, since there are few studies referring to it. Although the few found auditory alterations being temporary, they are exactly those that interfere with good scholar performance and other factors.
 
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Data de Publicação
2016-05-18
 
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