• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2017.tde-16082017-180923
Document
Auteur
Nom complet
Renata Biem Henrique
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Bauru, 2017
Directeur
Jury
Abramides, Dagma Venturini Marques (Président)
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro
Marques, Eveline Ignácio da Silva
Mendes, Liliane Campos Stumm
Titre en portugais
Habilidades sociais educativas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Ensino fundamental
Ensino-aprendizagem
Habilidades sociais educativas
Resumé en portugais
A literatura sobre a história da educação brasileira aponta números alarmantes de fracasso escolar, o que ocasiona um problema crônico e permanente as profissionais de varias áreas da Educação, da Psicologia e da Fonoaudiologia entre outras. O alto índice de alunos que percorrem a trajetória escolar sem ter adquirido as competências e habilidades básicas de leitura, escrita, interpretação e raciocínio lógico matemático, deve-se a vários fatores englobando aspectos intrínsecos ao aluno (déficits do processamento fonológico, do processamento auditivo e da memória operacional, alterações dos processos perceptuais e aspectos comportamentais), extrínsecos ao aluno (qualidade da relação professor-aluno, tipo de metodologia de ensino, nível socioeconômico e cultural, formação acadêmica e continuada dos professores e habilidade social do educador), entre outros. Esta pesquisa aborda um dos aspectos extrínsecos: as habilidades sociais educativas dos professores. Objetivos: identificar o conhecimento dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental sobre o conceito de habilidades sociais educativas, e a atuação na prática profissional mediante tais habilidades. Método: é uma pesquisa qualitativa; utilizando o teste T Student para comparação, teste de Pearson para correlação e o coeficiente de Sperman para medidas não paramétricas; participaram da pesquisa 42 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da cidade de Bauru e Agudos. O instrumento aplicado foi o Inventário de habilidades sociais educativas versão Professor (IHSE- Prof) anexado a este uma pergunta sobre o conhecimento do conceito de habilidades sociais educativas. Resultados: foram apresentados em gráficos e tabelas com análise e comparação, identificando e comprovando a importância do contexto social no ambiente escolar. Considerações finais: o professor de ensino fundamental no decorrer de sua formação, tanto inicial quanto continuada, não adquiri conhecimento das habilidades sociais educativas, existe a necessidade de Treinamento das habilidades para reprovar, restringir e corrigir comportamentos.
Titre en anglais
.
Mots-clés en anglais
.
Resumé en anglais
The literature on the history of Brazilian education indicates alarming numbers of school failure, which causes a chronic and permanent problem for professionals in various areas of Education, Psychology and Speech Therapy, among others. The high rate of students who travel through the school without having acquired the basic skills and abilities of reading, writing, interpretation and mathematical logical reasoning, is due to several factors including aspects intrinsic to the student (deficits in phonological processing, auditory processing and (Quality of the teacher-student relationship, type of teaching methodology, socioeconomic and cultural level, academic and continuing education of teachers and social skills of the educator), among others . This research addresses one of the extrinsic aspects: teachers' social skills. Objectives: to identify the knowledge of the teachers who work in the initial years of elementary school on the concept of social educational skills, and the performance in the professional practice through such skills. Method: it is a qualitative research; Using Student's T-test for comparison, Pearson test for correlation and Sperman's coefficient for non-parametric measurements; 42 teachers from the initial years of elementary education in public and private schools in the city of Bauru and Agudos participated in the study. The instrument applied was the Inventory of Educational Social Skills - Teacher Version (IHSE-Prof) attached to this a question about knowledge of the concept of educational social skills. Results: were presented in graphs and tables with analysis and comparison, identifying and confirming the importance of the social context in the school environment. Final considerations: the elementary school teacher during his / her training, both initial and continued, did not acquire knowledge of educational social skills, there is a need for Training skills to reprove, restrict and correct behaviors.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-08-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.