• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2012.tde-12062012-145921
Documento
Autor
Nome completo
Aline Robertina dos Santos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2012
Orientador
Banca examinadora
Teles, Lidia Cristina da Silva (Presidente)
Fabron, Eliana Maria Gradim
Silverio, Kelly Cristina Alves
Título em português
Curso a distância para professores: Conhecendo os segredos da voz e da expressividade
Palavras-chave em português
Educação à distância
Fonoaudiologia
Professores
Promoção de saúde
Voz
Resumo em português
O professor necessita ter uma voz saudável, com boa qualidade e um bom desempenho comunicativo para obter sucesso profissional. O uso da internet pode facilitar o acesso destes profissionais a tais informações. O presente estudo objetivou elaborar um curso à distância para professores sobre saúde vocal e expressividade que capacite essa população a cuidar da voz e aprimorar a comunicação em sala de aula e que traga satisfação aos usuários. Foi desenvolvido um site com conteúdo teórico intitulado Conhecendo os Segredos da Voz e da Expressividade, o qual foi disponibilizado para os professores em 3 módulos: 1º- A voz e os problemas de voz; 2º- Saúde Vocal e 3º- A voz e a oratória em sala de aula. Participaram efetivamente desta pesquisa 10 professores, sendo 9 mulheres e 1 homem, com idades entre 25 e 54 anos, pertencentes a escolas públicas de ensino Fundamental e Médio dos municípios de Bauru, Suzano e Poá, do estado de São Paulo. Os participantes responderam a questionários antes e após a conclusão do curso, que teve duração de no máximo 30 dias. Para verificar o conhecimento e os hábitos dos participantes antes e após o curso, os resultados dos questionários foram submetidos à análise estatística (teste t pareado). Após o curso foi aplicado um questionário de satisfação, o qual foi analisado de forma descritiva. Observou-se aumento do conhecimento, redução de hábitos considerados inadequados e aumento de hábitos adequados, com significância estatística (p<0,05). Quanto à satisfação dos usuários, 80% consideraram o curso ótimo e 20% bom. O curso a distância Conhecendo os Segredos da Voz e da Expressividade foi elaborado como proposto e demonstrou ser um material que promoveu o aumento do conhecimento e da conscientização quanto às práticas adequadas e prejudiciais ao uso da voz e proporcionou satisfação aos professores.
Título em inglês
Distance course for teachers: Knowing the Secrets of Voice and Expressiveness
Palavras-chave em inglês
Distance education
Health promotion
Speech Therapy
Teachers
Voice
Resumo em inglês
The teacher needs to have a healthy voice, with good quality and good communicative performance for professional success. The use of the Internet can facilitate their access to such information. This study aimed to develop a distance learning course for teachers on health and vocal expressiveness that enables this population to take care of the voice and enhance communication in the classroom and bring satisfaction to the users. It was developed a site with theoretical content entitled "Knowing the Secrets of Voice and Expressiveness", which was made available to teachers in three modules: 1 - The voice and voice problems, 2 Vocal Health, and 3rd - The voice and oratory in the classroom. Actively participated in this study 10 teachers, 9 women and 1 man, aged between 25 and 54 years, belonging to public schools teaching elementary and high schools in the cities of Bauru, Suzano and Poa, the state of Sao Paulo. Participants completed questionnaires before and after the completion of the course which lasted a maximum of 30 days. To verify the knowledge and habits of the participants before and after the course, the results of the questionnaires were subjected to statistical analysis (t test - paired). After the course was administered a satisfaction questionnaire. There was an increase of knowledge, a reduction of negative habits and increase of positive habits, with statistical significance. With regard to user satisfaction, 80% considered the optimal course and 20% as good. The distance course "Knowing the Secrets of Voice and Expressiveness" was developed as proposed and shown to be a material that promoted the increase of knowledge and awareness about the harmful practices and appropriate use of voice and gave satisfaction to the teachers.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-06-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.