• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2011.tde-10102011-145920
Documento
Autor
Nombre completo
Karina Ferreira
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2011
Director
Tribunal
Moret, Adriane Lima Mortari (Presidente)
Jacob, Regina Tangerino de Souza
Martinez, Maria Angelina Nardi de Souza
Título en portugués
Indicadores de performance funcional auditiva (FAPI): aplicação em crianças brasileiras
Palabras clave en portugués
Audição
Criança
Estudos de validação
Percepção da fala
Resumen en portugués
Vários foram os testes clínicos desenvolvidos para a avaliação da percepção dos sons da fala em crianças devido à necessidade de se estudar com precisão quais são as habilidades auditivas que elas desenvolvem a partir do uso dos aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) e/ou do implante coclear (IC). Esses procedimentos oferecem medidas padronizadas do desenvolvimento da criança, permitindo analisar sua evolução, a comparação entre grupos e avaliar o programa de habilitação ou reabilitação auditiva. Entretanto, poucos destes testes estão disponíveis em português. Na área da audiologia, alguns destes instrumentos já traduzidos, adaptados e validados à língua portuguesa têm sido utilizados nos protocolos de atendimento de serviços públicos de saúde auditiva, credenciados pelo Ministério da Saúde e também em serviços privados. Dentre os instrumentos disponíveis, poucos são os que avaliam todas as habilidades auditivas, o que dificulta o acompanhamento das aquisições da criança. O inventário Functional Auditory Performance Indicators (FAPI), recomendado pela Speech-Language-Hearing Association (ASHA) para avaliação audiológica das habilidades auditivas em crianças com deficiência auditiva está disponível no português brasileiro (FAPI Brasileiro), sendo necessária a sua validação e outras investigações quanto a sua confiabilidade. Este trabalho teve como objetivo validar o FAPI Brasileiro quanto a sua reprodutibilidade e aplicá-lo em crianças ouvintes gerando a pontuação esperada para cada faixa etária desde o nascimento até os cinco anos de idade. Foi realizada a revisão referente à sua tradução por meio da análise de estudos sobre cada habilidade auditiva proposta pelo FAPI e um aprimoramento formal, junto à autora na Universidade do Colorado, o que levou a uma atualização do inventário. O FAPI Brasileiro foi aplicado em trinta crianças audiologicamente dentro dos padrões de normalidade e os valores obtidos foram analisados estatisticamente. O trabalho teve como principais resultados a versão revisada, atualizada e validada do FAPI Brasileiro e a elaboração do seu manual de aplicação que foi importante para sistematizar a aplicação por diferentes avaliadores. Concluiu-se que o FAPI Brasileiro apresentou alto nível de reprodutibilidade e de correlação estatística entre o desenvolvimento das habilidades auditas com a idade e foi validado, possibilitando seu uso por diferentes avaliadores e em diferentes populações.
Título en inglés
Functional auditory performance indicators (FAPI): application in brazilian children
Palabras clave en inglés
Child
Hearing
Speech percepetion
Validation studies
Resumen en inglés
Several clinical trials have been developed to evaluate the speech perception sounds in children because the need to study exactly which listening skills the children develop from individual hearing aids and / or cochlear implant use. These procedures provide standardized measurements of child development, allowing analyze its evolution, comparison between groups and evaluate rehabilitation programs. However few of these tests are available in Portuguese. In audiology area some of these instruments have been translated, adapted and validated to the Portuguese language and have been used in clinical protocols of private and public hearing health services referenced by the Health Department. Few of available tools can evaluate all auditory skills, which hamper to follow the acquisition process of child. The Functional Auditory Performance Indicators (FAPI) is recommended by Speech Language Hearing Association (ASHA) for audiological evaluation of hearing skills in children with hearing loss and it is available in Brazilian Portuguese (Brazilian FAPI) but need validation and further research about its reliability. This studys target is to validate the Brazilian FAPI and its reproducibility, by means of applying it in hearing children resulting the expected score for each age group from birth to five years old. A review on the Brazilian FAPI translation was performed through analysis of hearing skills studies, and with a formal refinement with the author at the University of Colorado, which caused an update on the inventory. The Brazilian FAPI was applied to thirty children within normal audiological limits and the values were statistically analyzed to evaluate the reproducibility and correlation between auditory skills and age. The outcomes of this work is a revised and updated version of Brazilian FAPI, its validation, the elaboration of its application manual and the development scores for auditory skills according to age. The application manual was important to systematize the application by different evaluators. In this work was concluded that the Brazilian FAPI had high reproducibility and high statistical correlation between the development of hearing skills with age and this instrument was validated enabling its use by different evaluators and for different populations.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
KarinaFerreira.pdf (8.58 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-10-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.