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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2012.tde-10092012-103816
Documento
Autor
Nome completo
Eliene Silva Araujo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2012
Orientador
Banca examinadora
Alvarenga, Katia de Freitas (Presidente)
Ferrari, Deborah Viviane
Saes, Sandra de Oliveira
Título em português
Ensino a distância na capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil: análise da eficácia do CD-ROM
Palavras-chave em português
Audição
Capacitação
Saúde da Família
Resumo em português
Introdução: A triagem auditiva neonatal não garante o acesso da população ao atendimento especializado e no período adequado, além disso, não exclui a possibilidade de ocorrência de perdas auditivas tardias ou progressivas. Buscando alternativas para solucionar este problema têm sido desenvolvidos projetos relacionados à capacitação de agentes comunitários de saúde (ACS) em saúde auditiva, investigando a eficácia de diferentes formas e ferramentas de tele-educação interativa. Objetivo: avaliar a eficácia do CD-ROM como ferramenta de tele-educação interativa na capacitação de ACS na área de saúde auditiva infantil. Meotodologia: A casuística foi composta por 43 ACS do município de Bauru-SP que receberam formação prévia em saúde auditiva e 47 ACS do município de Itajaí-SC, sem formação prévia. O CD-ROM foi desenvolvido em projeto anterior (CNPq, processo número 485508/2007-9) e contém cinco módulos, envolvendo desde a prevenção à reabilitação da deficiência auditiva. A execução do trabalho foi estruturada em fases: 1ª Fase Treinamento em informática básica; 2ª Fase - Capacitação dos ACS; 3ª Fase - elaboração de um simulador de situações diárias; 4ª fase - Validação do CD-ROM como ferramenta de tele-educação interativa: o aproveitamento e o aprendizado do conteúdo foram avaliados por meio da comparação do desempenho em um questionário aplicado nos momentos pré e pós-capacitação imediata, do desempenho em um simulador de situações diárias e por meio de um questionário qualitativo acerca da ferramenta de tele-educação interativa utilizada; 5ª fase - Análise dos dados: Utilizou-se o Teste de Wilcoxon, o Teste de Friedman e o Teste de Mann-Whitney, sendo adotado o nível de significância de 5%. Resultado: A comparação do desempenho pré e pós-capacitação imediata evidenciou que houve diferença significante tanto para o grupo de Bauru quanto para o de Itajaí, nos escores total e os domínios avaliados pelo questionário. O grupo de Bauru obteve melhor desempenho no momento pré capacitação e essa diferença se manteve pós-capacitação apenas para o domínio 1. No que se refere ao desempenho dos ACS no simulador de situações diárias, houve diferença significante entre os grupos, com melhor desempenho do grupo de Bauru. Não foi observada correlação entre o desempenho pós-capacitação imediata e na avaliação por meio do simulador. A análise qualitativa da opinião dos ACS acerca do CD-ROM evidenciou que houve grande aceitabilidade desta ferramenta de teleeducação interativa. Conclusão: O CD-ROM "Saúde Auditiva Infantil" é eficaz como ferramenta de tele-educação interativa na capacitação de ACS, na área de saúde auditiva infantil, representando um recurso que pode auxiliar os ACS a realizar assistência integral e com qualidade à população em todo o país.
Título em inglês
Distance education in the training community health agents in infant hearing health: analysis of the CD-ROMs effectiveness
Palavras-chave em inglês
Family Health
Hearing
Training
Resumo em inglês
Introduction: The newborn hearing screening does not guarantee the population's access to specialized care and at the appropriate time, furthermore, doesn't exclude the possibility of later or progressive hearing loss. Seeking alternatives to solve this problem, projects relating to train community health agents (CHA) on hearing health have been developed, investigating the effectiveness of different forms and interactive tele-education tools. Aim: To evaluate the effectiveness of the CD-ROM as an interactive tele-education tool in the training of CHA in infant hearing health. Methods: The sample was composed of 43 CHA from Bauru-SP who received prior training on hearing health and 47 CHA from Itajaí-SC, without prior training. The CD-ROM was developed in a previous project (CNPq, process number (485508/2007-9) and contains five chapters, ranging from prevention to rehabilitation of hearing impairment. The work implementation was structured in stages: Stage 1 - Training in basic computer science; Stage 2 - CHA training; Stage 3 - development of a simulated daily situations; Stage 4 - CD-ROM's validation as an interactive tele-education tool: The use and learning of the content was evaluated by comparing the performance of a questionnaire carried out before and immediately after training, the performance in the activity of simulated daily situations, and a qualitative questionnaire about interactive tele-education tool used. Stage 5 - Data analysis: We used the Wilcoxon test, the Friedman test and the Mann-Whitney test, considering the significance level of 5%. Results: The comparison of the performance pre and immediate post-training showed a significant difference for both groups, for the total scores and for the domains assessed by questionnaire. The Bauru group performed better in the pre training and this difference remained after training for only domain 1. As regards the performance of the CHA in the simulator of daily situations, there was significant difference between both groups, with better performance of Bauru. No correlation was observed between the immediate post-training performance and the evaluation through the simulator. Qualitative analysis of the views of CHA on the CD-ROM showed that there was high acceptability of this interactive tele-education tool. Conclusion: The CD-ROM "Infantile Hearing Health" is an effective interactive tele-education tool for training of CHA in children's hearing health, representing a resource that can help CHA to conduct a qualitative and integral assistance to the population throughout the country.
 
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Data de Publicação
2012-10-01
 
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