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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2018.tde-10052018-202551
Documento
Autor
Nome completo
Edson Alexandre de Lima
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2017
Orientador
Banca examinadora
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Presidente)
Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho
Costa, Aline Roberta Aceituno da
Mattar, Tais de Lima Ferreira
Título em português
A remediação fonológica como facilitadora na apropriação da leitura e da escrita por crianças de salas de recursos multifuncionais
Palavras-chave em português
Alfabetização
Escrita
Leitura
Remediação Fonológica
Resumo em português
Estudos a respeito das dificuldades de aprendizagem tem se tornado o foco de pesquisas nacionais e internacionais. Destacam-se, principalmente, aqueles que priorizam os aspectos da intervenção, pois são notáveis os progressos acadêmicos, emocionais e sociais dos indivíduos com dificuldades de leitura e escrita. Com relação às dificuldades de aprendizagem e as dificuldades escolares, a literatura revela a necessidade da identificação precoce e propõe programas de remediação fonológica que têm como objetivo treinar as habilidades metalinguísticas e o ensino da relação letra-som, necessários para a aprendizagem do sistema de escrita. Alguns autores propõem intervenções por meio de treino computadorizado, outros autores, além do treino, propõem a associação do mesmo a atividades de leitura e escrita. Considerando o exposto, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de remediação fonológica, associado a atividades de leitura e escrita, dentro do processo de alfabetização e letramento em alunos com dificuldades de aprendizagem, que frequentam uma sala de recursos multifuncionais. Foram selecionados 10 alunos na faixa etária entre 7 e 11 anos de idade, de ambos os gêneros, com dificuldades de aprendizagem, participantes de uma sala de recursos multifuncionais. Os participantes foram divididos em 2 grupos: Grupo Experimental (6 alunos) e Grupo Comparativo (4 alunos). O GE foi submetido ao programa de remediação fonológica a fim de comparar os resultados da aplicação do programa aos alunos do GC, que inicialmente não receberam a intervenção. Foram realizadas avaliação pré e pós ao programa a fim de verificar o desempenho dos participantes nas habilidades do processamento fonológico, leitura e escrita, memória auditiva e visual. Os atendimentos foram em grupos de 3 alunos, realizados uma vez por semana, com duração de 50 minutos. Os resultados revelaram que o desempenho do grupo submetido ao programa foi superior ao do grupo não submetido. Observou-se que a remediação fonológica, associada a atividades de leitura e escrita, promoveu melhoras nas habilidades de leitura e escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem das salas de recursos multifuncionais.
Título em inglês
Phonological remediation as a facilitator in the appropriation of reading and writing by children from multifunctional resource classrooms
Palavras-chave em inglês
Literacy
Phonological Remediation
Reading
Writing
Resumo em inglês
Studies on learning difficulties have become the focus of national and international research. Of particular note are those who prioritize aspects of the intervention, since the academic, emotional and social progress of individuals with reading and writing difficulties is remarkable. With regard to learning difficulties and school difficulties, the literature reveals the need for early identification and proposes phonological remediation programs that aim to train the metalinguistic abilities and the teaching of the letter-sound relationship, necessary for the learning of the writing system. Some authors propose interventions through computerized training, other authors, besides the training, propose the association of the same to activities of reading and writing. Considering the above, the objective of this study was to verify the effects of a phonological remediation program, associated to reading and writing activities, within the process of literacy in students with learning disabilities, attending a multifunctional resource classroom. We selected 10 students aged 7 to 11 years of age, of both genders, with learning difficulties, participants of a multifunctional resource room. Participants were divided into 2 groups: Experimental Group (6 students) and Comparative Group (4 students). The EG was submitted to the phonological remediation program in order to compare the results of the application of the program to CG students, who did not initially receive the intervention. Pre and post evaluation of the program were carried out to verify the performance of participants in the phonological processing, reading and writing skills, auditory and visual memory. The visits were in groups of 3 students, held once a week, lasting 50 minutes. The results showed that the performance of the group submitted to the program was superior to that of the group not submitted. It was observed that phonological remediation, associated with reading and writing activities, promoted improvements in reading and writing skills in students with learning difficulties in multifunctional resource rooms.
 
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Data de Publicação
2018-05-16
 
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