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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2014.tde-08092014-152022
Documento
Autor
Nombre completo
Thaís Freire
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2014
Director
Tribunal
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Presidente)
Azoni, Cíntia Alves Salgado
Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
Título en portugués
Remediação fonológica associada à leitura e escrita em escolares com distúrbio de apredizagem: aplicabilidade do PEAC
Palabras clave en portugués
Fonoterapia
Leitura
Potenciais evocados auditivos
Remediação
Transtornos de aprendizagem
Resumen en portugués
O distúrbio de aprendizagem (DA) é um transtorno de origem neurobiológica caracterizado por falhas no processamento cognitivo-linguístico, auditivo e visual que prejudicam, principalmente, as habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático. Estudos reforçam a necessidade da intervenção fonoaudiológica dirigida à população com DA. Como alternativa para o tratamento do DA são adotados os programas de remediação fonológica que visam o treino de habilidades metalinguísticas e o ensino da relação letra-som necessários para a aprendizagem do sistema de escrita. A literatura ainda reforça o uso de estratégias não somente fonológicas, mas que envolvam diretamente a leitura e a escrita. Considerando o exposto, o objetivo do presente trabalho foi verificar os efeitos de um programa de remediação fonológica associado à leitura e escrita em escolares com DA e verificar a aplicabilidade dos Potenciais Evocados Auditivos Corticais (PEAC-P1-N1-P2) como indicadores de evolução terapêutica. Foram selecionados 20 escolares na faixa etária de 8 a 14 anos, de ambos os gêneros, diagnosticados com DA por equipe interdisciplinar da FOB-USP. Os participantes foram divididos em 2 grupos: Grupo Experimental (10 escolares) e Grupo Controle (10 escolares). O GE foi submetido ao programa de remediação para comparação com escolares do GC que inicialmente não receberam a intervenção. Foram realizadas avaliações pré e pós a aplicação do programa de remediação para verificar o desempenho cognitivo-linguístico dos participantes nas habilidades do processamento fonológico, leitura (velocidade e compreensão), escrita (palavras, pseudopalavras e produção textual), memória auditiva e visual. As atividades do programa de remediação foram aplicadas em 24 sessões. Os atendimentos foram individuais, realizados 2 vezes por semana, com duração de 50 minutos. Os resultados revelaram que o desempenho cognitivo-linguístico do grupo submetido à intervenção foi estatisticamente superior (p<0,05) ao do grupo não remediado em todas as habilidades avaliadas, exceto na memória visual, cujo grupo não remediado também apresentou evolução. Portanto, observou-se que a remediação fonológica associada à leitura e escrita promoveu resultados significantes nas habilidades do processamento fonológico, memória auditiva, leitura (velocidade e compreensão) e escrita (palavras, pseudopalavras e produção textual). Com relação aos PEAC, constatou-se diferença significante entre os grupos nos valores de latência do componente P1. Considerando que as mudanças no P1 foram observadas somente no grupo submetido à intervenção, pode-se inferir que as mudanças nos valores de latência desse componente foram influenciadas pela remediação. Portanto, verifica-se que o programa de remediação, empregado no presente estudo, promoveu melhoras significantes nas habilidades cognitivo-linguísticas dos escolares com DA, as quais puderam ser monitoradas por meio do componente P1 dos PEAC.
Título en inglés
Phonological remediation associated with reading and writing strategies in students with learning disability: applicability of CAEP
Palabras clave en inglés
Auditory evoked potentials
Learning disorders
Reading
Remediation
Speech therapy
Resumen en inglés
The learning disability (LD) is a neurological disorder characterized by deficits on cognitive-linguistic processing that impair the learning of reading, writing and mathematical reasoning. Studies reinforce the necessity of speech therapy aimed to LD population. The phonological remediation programs are adopted as an alternative for the treatment of LD. These programs focus on metalinguistic skills and the instruction of letter-sound relationship, essential to learning the writing system. It´s also recommended the association between phonological strategies with reading and writing skills. Considering the above, the main objective of this work was to verify the effects of a phonological remediation program associated with reading and writing strategies in children with LD. It was also evaluated the applicability of Cortical Auditory Evoked Potentials (CAEP) P1-N1-2 complex as indicators of therapeutic progress. There were selected 20 students in the age of 8-14 years, both genders, diagnosed with LD by an interdisciplinary team of FOB-USP. The students were divided into 2 groups: experimental group (10 students) and control group (10 students). The EG was submitted to the remediation program to be compared with GC which initially did not receive the intervention. The groups were evaluated pre and post the remediation program to verify their performances. The activities of the remediation program were implemented in 24 sessions (individual sessions, performed 2 times per week, lasting 50 minutes). The results revealed that cognitive-linguistic performance of the intervention group was statistically superior (p<0.05) compared with the group not submitted to remediation program in all abilities assessed, except in visual memory, whose CG also showed progress. Therefore, it was observed that phonological remediation program associated with reading and writing was able to promote significant results in phonological processing, visual memory, reading (speed and comprehension) and writing (words, invented words and text production). With respect to CAEP, there was significant difference between the groups just for the latency value of P1 component. Considering that changes in P1 were observed just in the intervention group it is noted that latency values of this component were influenced by the remediation program. Therefore, it appears that remediation program, conducted in the present study, promoted significant improvements on cognitive-linguistic skills of students with LD, which can be monitored through the P1 component of CAEP.
 
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ThaisFreire_Rev.pdf (5.70 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-09-10
 
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