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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Ana Caroline Zentil Polzin
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2017
Orientador
Banca examinadora
Maximino, Luciana Paula (Presidente)
Fabron, Eliana Maria Gradim
Krook, Maria Ines Pegoraro
Oliveira, Rosana Prado de
Título em português
Material didático para capacitação de fonoaudiólogos no tratamento das alterações de fala na disfunção velofaríngea
Palavras-chave em português
Disfunção velofaríngea
Fissura labiopalatina
Fonoterapia intensiva
Velofaringe hipodinâmica
Resumo em português
Objetivo: Desenvolver um material didático abordando etapas e estratégias fonoterapêuticas para tratamento das alterações de fala decorrentes da disfunção velofaríngea, especificamente para tratamento de distúrbios de fala causados pelo erro de funcionamento velofaríngeo na velofaringe hipodinâmica. Metodologia: O material foi elaborado em formato de mídia eletrônica incluindo vídeos demonstrativos, imagens e texto narrado contemplando 5 módulos específicos. O material produzido foi avaliado por 5 fonoaudiólogos, quanto ao conteúdo e usabilidade por meio do questionário EMORY adaptado. Estes mesmos avaliadores também responderam a um segundo questionário elaborado pela autora sobre o conteúdo abordado. Posteriormente, foi realizado um treinamento da aprendizagem e usabilidade do material com graduandos de fonoaudiologia, por meio da aplicação de um questionário antes e após o acesso. Resultados: Em geral o material foi julgado como excelente ou satisfatório pelas avaliadoras nos vários aspectos analisados. Com relação às respostas obtidas sobre a confiabilidade e atualização das informações disponibilizadas, 80% das participantes consideraram o material excelente e 20% consideraram satisfatório. Quanto à ortografia e gramática 40% consideraram o material excelente e 60% satisfatório. Os alunos acertaram uma média de 73,7% das questões antes do acesso ao material aumentando esta porcentagem para 96,8% após o acesso. Conclusão: Estes resultados revelam uma diferença significativa na porcentagem de respostas corretas entre as condições antes e após o acesso (p=<0,001), confirmando a hipótese postulada de que o material tem um impacto positivo no entendimento dos alunos quanto às estratégias terapêuticas para corrigir as alterações de fala relacionadas à velofaríngea hipodinâmica.
Título em inglês
Material for training speech-language pathologists to treat speech disorders related to velopharyngeal dysfunction
Palavras-chave em inglês
Cleft lip and palate
Hypodinamic velopharynx
Intensive speech therapy
Velopharyngeal dysfunction
Resumo em inglês
Objective: To develop a didactic material with the stages and strategies used during speech therapy to correct speech disorders related to velopharyngeal dysfunction, including the errors related to velopharyngeal dysfunction associated to velopharyngeal hypodynamism. Methods: The material was elaborated in electronic media format characterized by illustrative videos, images and narrated text for each specific module. The material was evaluated with the Health-Related Website Evaluation Form (Emory-Adapted) by 5 speech-language pathologists regarding its content and usability. The same five evaluators answered to another questionnaire developed by this author to evaluate the content included in the material. Posteriorly a training was implemented with Communication Sciences and Disorders students and a questionnaire was applied before and after access to the material to evaluate their learning. Results: In general, the material was rated as excellent or satisfactory by the evaluators. In relation to the trustworthiness and the updating of the information provided, 80% of the evaluators rated the material as excellent and 20% as satisfactory. The mean correct answers obtained by the students before access to the material was 73,7% which increased to 96,8% after using the material. Conclusion: These results reveal a significant difference in the percentage of correct responses between the conditions before and after access to the material (p<0,001), confirming the hypothesis that the material has a positive impact in the understanding of students regarding the therapeutic strategies used to correct speech error related to velopharyngeal hypodynamism.
 
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Data de Publicação
2017-10-04
 
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