• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2013.tde-05062013-152611
Documento
Autor
Nombre completo
Aline Martins
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2013
Director
Tribunal
Maximino, Luciana Paula (Presidente)
Herrera, Simone Aparecida Lopes
Zambonato, Ticiana Cristina de Freitas
Título en portugués
Telessaúde: Ambiente Virtual de Aprendizagem em aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento da linguagem
Educação a distância
Linguagem infantil
Pediatra
Telessaúde
Resumen en portugués
Os profissionais que acompanham a saúde e desenvolvimento criança de forma sistemática nos primeiros aos de vida, são fundamentais no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Este estudo teve por objetivo desenvolver e analisar um ambiente virtual de aprendizagem, na área de Fonoaudiologia, aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil para orientação dos médicos pediatras, com a utilização da Teleducação Interativa. A metodologia seguiu as seguintes fases de desenvolvimento: Análise e Planejamento, Modelagem, Implementação e Avaliação. Foi realizada uma ampla revisão de literatura sobre as etapas de desenvolvimento da linguagem, de forma cronológica, desde o nascimento até os 7 anos de idade, indicando as principais características e os marcos do desenvolvimento em cada fase, para confecção do material a ser implementado no ambiente virtual de aprendizagem em formato de blog. O material desenvolvido foi disponibilizado no endereço eletrônico http://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com./. Este material foi avaliado do ponto de vista da qualidade técnica e do conteúdo por 63 fonoaudiólogos por meio de dois questionários, sendo o primeiro denominado de Emory adaptado e o segundo correspondendo à avaliação específica do conteúdo do blog elaborado pela pesquisadora. Os resultados demonstraram que o blog foi avaliado como Excelente quanto aos aspectos: conteúdo, precisão, autoria, atualizações, público, navegação, links externos e estrutura, bem como na avaliação específica do conteúdo. Outro ponto favorável foi o alcance do material, no período de setembro a dezembro de 2012 o blog Fonoaudiologia e Pediatria recebeu 5.046 visitas de diversos países, além do Brasil, demonstrando o uso frequente da internet para obtenção de informações na área da saúde. Portanto, um ambiente virtual de aprendizagem contendo informações sobre a aquisição e desenvolvimento da linguagem foi desenvolvido, a fim de orientar médicos pediatras englobando desde fases típicas a alterações, prevenção, fases do desenvolvimento e possíveis encaminhamentos.
Título en inglés
Virtual Learning Environment in language acquisition and development in children
Palabras clave en inglés
Child language
Educations distance
Language development
Pediatrics
Telemedicine
Resumen en inglés
Professinals who accompanying the child health and development systematically in the early years of his life, are fundamental in process of language acquisition and development. The present study aimed to develop and analyze an electronic media material in the field of speech pathology focusing on childish development and acquisition language to guide pediatric doctors, using the Interactive Tele-education. The methodology follows the following stages of development: Planning and Analysis, Modelling, Implementation and Evaluation. Was performed wide a literature review about the stages of language development, chronologically, from birth until the age of 7, pointing out the main characteristics and developmental marks at each stage, for preparing the material to be implemented in the virtual learning environment in blog format. The material made is available on the electronic address http://fonoaudiologiaparapediatras.wordpress.com/. This material was evaluated in terms of technical quality and content by 63 speech therapists through two questionnaires, the first one is an adaptation of Emory and the second one corresponding to the specific evaluation of the blog content, prepared by the researcher. The results demonstrated that the blog has been rated as "Excellent" on the aspects: content, accuracy, authorship, updates, public, navigation, external links and structure, as well as in the specific content evaluation. Another favorable point was the scope of the material, from September to December 2012 the blog "Speech Pathology and Pediatrics" received 5.046 visits from several countries, besides the Brazil, demonstrating the frequent use of internet to obtain information on health. Thereby, a virtual learning environment, in blog format, containing information on the acquisition and development of language was developed to guide pediatric doctors from typical phases subject to changes, prevention, stages of development and possible referrals.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
AlineMartins_Rev.pdf (2.99 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-06-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.