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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2013.tde-05062013-150705
Documento
Autor
Nome completo
Lidiane Yumi Sawasaki
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2013
Orientador
Banca examinadora
Hage, Simone Rocha de Vasconcellos (Presidente)
Boscariol, Mirela
Feniman, Mariza Ribeiro
Título em português
Distúrbio específico de linguagem: desempenho em testes de memória de trabalho fonológica e de habilidades auditivas
Palavras-chave em português
Atenção
Audição
Criança
Memória de trabalho
Percepção auditiva
Transtorno do desenvolvimento de linguagem
Resumo em português
Hipóteses vêm sendo apontadas para explicar as dificuldades linguísticas de crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), dentre elas, podemos citar alterações na Memória de Trabalho Fonológica (MTF) e no Processamento Auditivo Temporal (PAT). Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o desempenho de sujeitos com DEL em testes de MTF, de PAT e de atenção auditiva sustentada (AAS), e ainda, verificar se há correlação entre eles. Foram selecionadas 12 crianças com idades entre 6 e 10 anos, sendo 9 meninos, com diagnóstico de DEL da Clínica de Fonoaudiologia da FOB/USP de Bauru. Foram aplicados os seguintes testes: Prova de Memória de Trabalho Fonológica (MTF) não-palavras e dígitos, teste da habilidade de resolução temporal - Random Gap Detection Test (RGDT) e Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS). Nas três provas aplicadas, MTF, AAS e PAT foram encontrados resultados inferiores à normalidade. Na literatura há fortes evidências de que crianças com DEL apresentam desempenho inadequado em tarefas de MTF que envolve o armazenamento de um estímulo verbal, fato também confirmado neste trabalho. Como se verificou neste trabalho, DEL pode também estar associado a dificuldades no processamento de elementos acústicos breves e na atenção sustentada. Foi possível verificar com este estudo que quadros de DEL podem apresentar dificuldades de MTF, de atenção sustentada e em habilidades de resolução temporal. Mesmo não havendo correlação entre os testes, a grande maioria das crianças com DEL apresentaram desempenho deficitário nas habilidades testadas. O DEL decorre de uma dificuldade constitucional para o processamento neuropsicológico da linguagem, e desta forma, pessoas com este quadro podem apresentar disfunção em qualquer nível do processamento, incluindo o processamento auditivo.
Palavras-chave em inglês
Attention
Auditory perception
Child
Hearing
Language development disorders
Working memory
Resumo em inglês
Hypotheses are being pointed to explain the linguistic difficulties in the Specific Language Impairment (SLI), among them, we can mention limitations in the Phonological working memory (PWM) and in the Temporal Auditory Processing (TAP). So, the objective of the present study was to verify the children's acting with SLI in tests of TAP and of sustained auditory attention (SAA), and still, to verify if there is correlation among them. 12 children have participated in this study with ages between 6 and 10 years, nine boys, with diagnosis of SLI Speech Therapy Clinic FOB/USP at Bauru city. The following tests were applied: Phonological working memory test nonwords and digits, temporary resolution ability test Random Gap Detection Test (RGDT) and Test of Sustained Auditory Attention Ability Test (SAAAT). In the three tests applied, PWM, SAAAT and TAP results found lower than normal. In the literature there is strong evidence that children with SLI have poor performance in tasks involving PWM storing a verbal stimulus, a fact also confirmed in this study. As it was verified in this study, SLI can also be associated to difficulties in the processing of brief acoustic elements and in the sustained attention. It was possible to verify from this study that pictures of SLI can show difficulties, besides PWM, of SAA and in abilities of temporary resolution. Same not having correlation among the tests, the vast majority of children with SLI showed a performance deficit in the skills tested. The DEL arises from a constitutional difficulty for the neuropsychological processing of language, and thus, people with this disorder may exhibit table at any level of processing, including auditory processin.
 
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Data de Publicação
2013-06-06
 
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