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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2009.tde-02062009-100316
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Regina Barbosa de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2009
Director
Tribunal
Abramides, Dagma Venturini Marques (Presidente)
Giacheti, Célia Maria
Maximino, Luciana Paula
Título en portugués
Avaliação da atenção e memória operacional fonológica em indivíduos com síndrome velocardiofacial
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Atenção
Linguagem
Memória fonológica
Síndrome Velocardiofacial
Resumen en portugués
A Síndrome Velocardiofacial (SVCF) é uma afecção genética caracterizada por múltiplas anomalias congênitas tais como, fissura de palato submucosa e/ou disfunção velofaríngea, malformações cardiovasculares, face típica, distúrbio de aprendizagem envolvendo a capacidade de abstração, raciocínio matemático e habilidade viso-motora, dentre outros. As alterações da fala e linguagem, estão entre as manifestações clínicas mais comuns dessa síndrome. A aquisição e desenvolvimento da linguagem e aprendizagem requerem processos neuropsicolingüísticos dentre os quais destacam-se a atenção e a memória. Com base na literatura estudada e na observação clínica desses indivíduos, este estudo tem por objetivo caracterizar as habilidades de atenção auditiva e de memória de trabalho fonológica (MTF) em 6 crianças com a SVCF, de ambos os sexos com faixa etária de 9,2 a 11,7 anos por meio de testes específicos. de atenção e MTF. Os resultados demonstram alterações nos seguintes testes; THAAS (Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada) 3(50%) alterado, 3(50%) normal; DNVSA (dicótico nãoverbal sem atenção direcionada) 2 (33%) normal, 4 (67%) alterado; DNVA (dicótico não-verbal com atenção à direita) 1(17%) normal, 5(83%) alterado, DNVE (dicótico não-verbal com atenção à esquerda), 2 (33%) normal, 4 (67%) alterado, DD (Teste Dicótico de Dígitos) 1(17%) normal, 5(83%) alterado, OD (Dígitos na ordem direta) 6 (100%) normal, OI (Dígitos Ordem Inversa) 3 (50%) alterado, BCPR (Teste de Repetição de Pseudopalavras para Crianças Brasileiras), 6(100%) normal. Como conclusão pode-se verificar que as crianças com SCVF apresentam alterações de atenção no que se refere as habilidades de sustentar e selecionar a atenção, porém a capacidade de selecionar a atenção parece estar mais afetada para esse grupo.
Título en inglés
Abilities of attention and phonological working memory in individuals with Velocardiofacial syndrome
Palabras clave en inglés
Attention
Language
Learning
Phonological memory
Velocardiofacial Syndrome
Resumen en inglés
Velocardiofacial syndrome ( VCFS) is a disorder presenting multiple congenital anomalies and the major one are cleft palate and/or velopharyngeal dysfunction, cardiac malformations, facial dysmorphism, learning disability including visual-motor ability, abstract and mathematical reasoning. Speech and language disorders are among the most common VCFS clinical features. Both acquisition and development of language and learning domains require neuropsycholinguistic processes being attention and memory highlighted. Based on the literature review and on the clinical observation of VCFS individuals, this paper aims at presenting auditory attention and phonological working memory (FWM) abilities of 6 VCFS children aged 9, 2 to 11,7. Specific tests were administered in order to evaluate FWM and attention abilities. The results have shown alterations of the sustained attention test in 3 (50%) individuals; NVDNDA (non-verbal dichotic, non-directed attention) 2 (33%) normal, 4 (67%) altered; NVDAR (non-verbal dichotic, attention to the/at the right) 1 (17%) normal, 5 (83%) altered; NVDAL ( non-verbal dichotic, attention to left) 2 (33%) normal, 4 (67%) altered, DDT (Digit Dichotic Test) 1 (17%) normal 5 (83%) altered, DOD (Direct Order Digit ) 6 (100%) normal, I O D (Inverse Order Digit ) 3 (50%) altered, BCPR (Brazilian Children Pseudoword Repetition), 6 (100%) normal. In summary, it is possible to show that children with known VCFS present with disorders of attention concerning their abilities to select and sustain attention; nonetheless, the VCFS group selection ability seems to be more affected.
 
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Fecha de Publicación
2009-06-02
 
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