• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2009.tde-04112009-163950
Document
Auteur
Nom complet
Ariadnes Nobrega de Oliveira
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Bauru, 2009
Directeur
Jury
Caldana, Magali de Lourdes (Président)
Hage, Simone Rocha de Vasconcellos
Mandra, Patricia Pupin
Titre en portugais
Ensino a distância: elaboração de um CDROM para capacitação de professores quanto à comunicação humana e seus distúrbios
Mots-clés en portugais
Comunicação
Educação a distância
Educação em saúde
Linguagem
Resumé en portugais
O professor tem papel fundamental na qualidade de vida das crianças, considerando que a educação está intimamente relacionada à saúde. O ambiente escolar contribui para a evolução da comunicação e da linguagem, tanto oral como escrita. Atualmente, a informática tem invadido todas as áreas do conhecimento, tendo um papel preponderante na disponibilização do saber. Utilizando-se de multimídias, a Educação a Distância tem sido uma realidade comum, em que diversas tecnologias de comunicação e informação são utilizadas no desenvolvimento profissional e humano. O objetivo deste trabalho foi elaborar e apresentar um CDROM na área da Fonoaudiologia, enfocando aspectos do desenvolvimento e das possíveis alterações da Comunicação Humana, além de avaliar sua qualidade quanto ao conteúdo e aos recursos tecnológicos. Este material foi desenvolvido para ser utilizado como recurso didático na capacitação de professores da educação infantil e do ensino fundamental. O desenvolvimento do CDROM Comunicação Humana: processos e distúrbios. O que o professor precisa saber! foi realizado em 4 etapas: análise, design e desenvolvimento, implementação e avaliação. A fase de avaliação foi desenvolvida para atingir 3 objetivos: avaliar o aspecto técnico no material, verificando sua execução e possíveis incompatibilidades; a qualidade do conteúdo e das estratégias utilizadas; e a adequação instrucional e estética. O CDROM foi elaborado considerando aspectos importantes sobre o conteúdo abordado, priorizando a interatividade, para que a exploração do material pudesse ser realizada de maneira agradável e motivante. Com isso, os professores, a partir de novos conhecimentos adquiridos, poderão estimular a linguagem dos seus alunos em sala de aula. O material foi avaliado por professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil que consideraram o CDROM Excelente em todos os aspectos abordados. Conclui-se, que as fases de análise e planejamento demandaram o maior tempo e que a parceria entre educadores, fonoaudiólogo e profissionais da área de tecnologia foi essencial para o bom resultado do material elaborado. A avaliação pelos professores foi essencial para conferir qualidade ao material, atingindo o objetivo estabelecido.
Mots-clés en anglais
Communication
Distance education
Health education
Language
Resumé en anglais
The teacher has a fundamental role in the quality of life of children, considering that education is closely related to health. The school environment contributes to the evolution of communication and language, both oral and written. Nowadays the Internet is present in all areas and it has an important function in the provision of knowledge. Using multimedia, the Distance Education has been a common reality, in which many technologies of communication and information are used in professional and human development. The objective of this study was to prepare and introduce a CDROM in the area of speech therapy, focusing on development and possible changes in human communication, and to evaluate the quality in content and technology resources. This material was developed for use as a teaching resource in the training of teachers of child rearing and elementary school. The development of the CDROM "Human Communication: processes and disorders. What the teacher needs to know!" was performed in 4 stages: analysis, design and development, implementation and evaluation. The assessment phase is designed to achieve 3 goals: to evaluate the technical aspect of the material, verifying their implementation and potential conflicts, the quality of content and the strategies used, and the instructional adequacy and esthetics. The CDROM was done taking into consideration important aspects of the content, emphasizing the interactivity, so that the exploration of the material could be performed in a pleasant and motivating way. Thus, the teachers, from new knowledge, could stimulate the language of their students in the classroom. The material was evaluated by teachers of child rearing and elementary school, and it was considered "Excellent" in all aspects. It follows that the phases of analysis and planning demanded the most time and that the partnership between teachers, therapists and professionals of technology was essential to the successful outcome of the material produced. The assessment by teachers was essential to give quality to the material, reaching the goal established.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
AriadnesNOliveira.pdf (4.94 Mbytes)
Date de Publication
2009-11-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.