• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2002.tde-03012005-164547
Documento
Autor
Nombre completo
Leonardo Peres Almeida Magalhães
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2002
Director
Tribunal
Greghi, Sebastiao Luiz Aguiar (Presidente)
Machado, Maria Aparecida de Andrade Moreira
Passanezi, Euloir
Título en portugués
Avaliação da influência de dois métodos de instrução na motivação à higienização bucal em pacientes com doença periodontal
Palabras clave en portugués
doenças periodontais
higiene bucal (métodos)
placa bacteriana
Resumen en portugués
Este estudo avaliou o uso de dois métodos de motivação em 37 pacientes para um melhor controle da placa. Os pacientes possuíam idades variando entre 18 e 71 anos, sendo que 24 eram do gênero feminino e 13 do gênero masculino. Os pacientes foram divididos em dois grupos: o Grupo I recebeu orientação direta, que era feita no consultório informando os pacientes sobre a placa bacteriana e suas conseqüências, e a técnica de higienização (escovação e fio dental) que deveriam executar, associada à orientação indireta, através da apresentação de uma palestra com o uso de diapositivos ilustrativos que mostrava a placa bacteriana, casos clínicos de doença periodontal e ilustrações sobre a técnica correta de higienização; o Grupo II recebeu somente a orientação direta. Os pacientes foram avaliados através do registro de seus índices de placa e sangramento gengival durante um período de 4 meses. Foram feitas 8 avaliações com intervalos que variavam inicialmente em 1 semana, depois 2 semanas e finalmente 1 mês. Os resultados obtidos mostraram que o Grupo I obteve uma maior redução nos índices de placa e gengival, apresentando resultados significantemente superiores (p<0,05) ao Grupo II. Assim, o estudo concluiu que a orientação direta associada à orientação indireta é o método mais eficiente quando comparado com a orientação direta na motivação de pacientes para um melhor controle de placa.
Título en inglés
EVALUATION OF THE INFLUENCE OF TWO DIFFERENT METHODS OF INSTUCTION IN THE MOTIVATION OF ORAL HYGIENE IN PATIENTS WITH PERIODONTAL DISEASE
Resumen en inglés
The purpose of this study was to evaluate two different methods of motivation in 37 patients to a better plaque control. The patients had ages between 18 and 71 years old. There were 24 females and 13 males that were divided in two groups. The Group I was submitted to the association of direct orientation, where they received instructions about dental plaque and how to brush their teeth correctly and indirect orientation, where they were submitted to a lecture with illustrative slides where they received information about dental plaque, periodontal disease and the right technique to brush their teeth. The Group II received only the direct orientation. The patients had their plaque index and gingivitis index evaluated for 8 times in 4 months. The evaluation intervals was 1 week, 2 weeks and 1 month. The results showed that Group I had significant better results (p<0,05) than Group II, reducing more their plaque index and gingival index. This study concluded that the association of direct and indirect orientation is more effective than direct orientation in patients’ motivation.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2005-01-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.