• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.25.2005.tde-01092005-101238
Documento
Autor
Nome completo
Renato Yassutaka Faria Yaedú
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2005
Orientador
Banca examinadora
Chinellato, Luiz Eduardo Montenegro (Presidente)
Camarini, Edevaldo Tadeu
Peres, Arsenio Sales
Título em português
Levantamento epidemiológico das lesões bucais e as suas relações com a profissão, gênero, idade, biotipo e procedência dos pacientes atendidos na Clínica de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
Palavras-chave em português
clínica odontológica
levantamentos epidemiológicos
patologia bucal
profissões
Resumo em português
As empresas modernas consideram o homem como a principal peça do sistema de produção e, ao contrário do que acontecia no princípio da revolução industrial, o homem é quem determina a produtividade e, como conseqüência, o progresso e sucesso da empresa. Neste contexto as industrias têm-se preocupado com a qualidade de vida dos seus empregados oferecendo condições ergonômicas de trabalho, ambientes adequados, e atendimento médico-odontológico gratuito com o intuito de reduzir o absenteísmo e melhorar a capacidade produtiva da empresa. O presente trabalho foi delineado com o intuito de contribuir com as equipes de SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) na prevenção de doenças bucais e acidentes do trabalho. Para tanto, realizou-se um levantamento epidemiológico das lesões bucais diagnosticadas e tratadas na clínica de estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru no período de janeiro de 1993 até dezembro de 2003 com o intuito de identificar as lesões mais prevalentes e a sua associação com a atividade ocupacional bem como com o gênero, biotipo e a idade. Os resultados nos mostraram algumas associações importantes entre os grupos de lesões e as profissões determinadas pela CBO 2002 e, como conclusão, propôs-se um protocolo de atendimento para a odontologia do trabalho e a necessidade de investigações isoladas de algumas profissões para evidenciar as associações indicadas.
Resumo em inglês
The modern companies have considered the human being the main part of the production system and, instead of what happened in the beginning of the industrial revolution, the human being is who determine the productivity and as a consequence the progress and success of the company. In this context the companies have been worried about the quality of life of their employees offering ergonomic job conditions, suitable environment and free medical-dental attendance with the purpose of decreasing the absence and improving the productive ability of the company’s employees. The present project was planned with the purpose of contributing with the SESMT groups (Specialized Job in Security Engineering and Labor Medicine) in the prevention of oral diseases and labor accidents. However, it was performed an epidermis survey about oral injuries, and treated at “Clínica de Estomatologia Da Faculdade de Odontologia de Bauru” from January, 1993 to December, 2003 to verify the most prevalent injuries and its connection with the occupational activity like gender, biotype and age. The results showed some important associations between the injuries groups and specific professions by CBO 2002 and as a conclusion offered a register of attendance to the Labor Dentistry and the necessity of isolated investigations of some professions to make clear the associations discovered at this present study.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
RenatoFariaYaedu.pdf (1.50 Mbytes)
Data de Publicação
2005-09-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.