• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Castilio
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2005
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Paulo Amarante de (Presidente)
Atta, Maria Teresa
Francisconi, Paulo Afonso Silveira
Silva, Elio Vaz da
Teixeira, Marcelo Lucchesi
Título em português
Influência dos espessantes na rugosidade da superfície da dentina e resistência ao cisalhamento de três sistemas adesivos
Palavras-chave em português
adesivos dentinários
dentina
espessantes
Resumo em português
Este estudo teve como objetivo determinar a influência dos espessantes na rugosidade da superfície da dentina e resistência ao cisalhamento de três sistemas adesivos. Foram utilizadas 144 coroas de incisivos bovinos. A rugosidade da superfície da dentina foi avaliada antes e após o condicionamento com três diferentes formulações de ácido fosfórico 37%. Os ácidos experimentais foram espessados com sílica silanizada e polímero, sendo o comercial espessado com sílica coloidal. Três sistemas adesivos foram utilizados em combinação com as três diferentes formulações de ácido fosfórico 37%. O sistema adesivo comercial foi o Prime & Bond 2.1, à base de acetona; os experimentais foram formulados à base de água, sendo adicionado, o tetrahidrofurano, no Gluma B. Metade das restaurações foram realizadas com a resina composta Filtek Z 250TM e a outra metade com a resina composta Beautifil. Os espécimes foram armazenados por 24h em água deionizada à 37°C e então submetidos ao teste de resistência ao cisalhamento na máquina de ensaio Kratos, a uma velocidade de deslocamento de 0,5mm/min. Alguns espécimes foram preparados para análise em MEV da penetração de resina no interior dos túbulos dentinários. Os dados foram analisados através dos testes de ANOVA, a um critério de classificação e Tukey. O ácido espessado com sílica aumentou significantemente a rugosidade superficial da dentina (P<0,05). Os espessantes não influenciaram na resistência ao cisalhamento dos dois materiais restauradores. Para a resina composta Filtek Z 250TM houve diferença entre os sistemas adesivos somente nos grupos condicionados com ácido espessado com polímero. A resistência ao cisalhamento do sistema Gluma B, empregado com a resina Beautifil, apresentou maiores valores quando comparado ao Gluma A, e sem diferença quando comparado ao sistema comercial (C). Houve a formação da camada híbrida e tags de resina em todos os grupos estudados.
 
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DanielaCastilio.pdf (4.30 Mbytes)
Data de Publicação
2005-08-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.