• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2010.tde-22032010-105741
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Aiello Bomfim
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Crosato, Edgard (Presidente)
Mazzilli, Luiz Eugênio Nigro
Silva, Moacyr da
Título em português
As relações entre a saúde bucal com a capacidade para o trabalho e com o estado de saúde geral no contexto da saúde do trabalhador
Palavras-chave em português
Capacidade para o trabalho
Odontologia do trabalho
Saúde bucal
Saúde do trabalhador
Saúde geral
Resumo em português
Objetivo. Este estudo pretende colaborar com a análise das relações entre a saúde bucal do trabalhador com o estado de saúde geral e com a capacidade para o trabalho em trabalhadores do setor administrativo de uma empresa privada de São Paulo. Método. Realizou-se um estudo transversal com os trabalhadores da empresa, onde foi aplicado a cada funcionário três questionários, o índice OHIP 14, que mede a qualidade de vida em saúde bucal auto-percebida, o questionário SF36, para medir o estado de saúde geral auto-percebido e o questionário que mede a auto percepção da capacidade para o trabalho (ICT) dos trabalhadores do setor administrativo de uma empresa privada de São Paulo. Resultados. A taxa de resposta dos trabalhadores da empresa ao questionário correspondeu a 75,20%. O escore OHIP 14 foi significativamente associado, dependente de outras variáveis, ao sexo, ao cargo e ao estado de saúde, nas dimensões de capacidade funcional, estado geral de saúde e saúde mental, e foi estatisticamente associado e independente de outras variáveis, à capacidade para o trabalho (ICT) e ao nível de escolaridade, avaliado através da análise de regressão múltipla. Conclusões. As melhores condições de saúde bucal auto-percebidas através do questionário OHIP 14 foram significativamente associadas, e de maneira independente de características demográficas ou funcionais, às melhores condições da capacidade do indivíduo para o trabalho (ICT) e aos maiores níveis de escolaridade, denotando a importância de ações preventivas em saúde bucal nas empresas, como por exemplo, ações em saúde bucal no programa de controle médico em saúde ocupacional (PCMSO), através da realização de exames odontológicos admissionais, periódicos e demissionais nos trabalhadores.
Título em inglês
The relations between oral health with work ability and general health in office workers
Palavras-chave em inglês
General health
Oral health
Work ability index
Work dentistry
Resumo em inglês
Objective: In this research, we intended to collaborate with the relationships of oral health with work ability and general health in a private company of São Paulo, Brazil. Method: For this, we applied self administered questionnaires to access oral health, (OHIP 14) questionnaire, general health, (SF36) questionnaire, work ability index (WAI) and demographic and occupational characteristics. Associations between variables were measured using Mann-Whitney and Kruskall-Wallis tests. A multiple regression analyses were realized by stepwise forward. Results: Oral health were significantly associated with work ability index of workers (p=0,02) and level education (p=0,01) and independent of social and demographic conditions, like demonstrated by multiple regression analysis. Conclusions: Independently of other characteristics, the better conditions of oral health were significantly associated with better conditions of work ability index. This provides evidence of the importance of considering oral health in periodically exams in companies, to maintain work ability of office workers.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
RafaelAielloBomfim.pdf (393.43 Kbytes)
Data de Publicação
2010-03-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.