• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2011.tde-06032012-162522
Document
Auteur
Nom complet
Nelita de Vecchio Puplaksis
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Ramos, Dalton Luiz de Paula (Président)
Fornazieri, Cecilia Canalle
Junqueira, Cilene Rennó
Macedo, Mary Caroline Skelton
Machado, Nilson Jose
Titre en portugais
Bioética, construção de conhecimento e e-learning: novos desafios ao ensino da Bioética
Mots-clés en portugais
Bioética
Ensino
Informática
Odontologia
Resumé en portugais
A disciplina de Bioética é oferecida aos alunos de graduação da FOUSP no primeiro semestre do primeiro ano. De certo, a reflexão sobre dilemas éticos não termina com o fim da disciplina de Bioética, então, na tentativa de auxiliar o aluno na reflexão de dilemas a que venha enfrentar após ter cursado a disciplina de Bioética, planejou-se o desenvolvimento de um material didático, sem custos para os alunos, de fácil acesso, para que o aluno pudesse re-encontrar o conteúdo estudado na disciplina de Bioética durante todo o período de sua graduação. Atualmente, o uso da informática, de suas novas ferramentas eletrônicas e a diminuição do custo para a aquisição de computadores têm favorecido o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem na área da educação. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi desenvolver um conteúdo para o material didático eletrônico de Bioética, de modo que possa ser utilizado como material de apoio no processo de ensino-aprendizagem pelos alunos de graduação da FOUSP. Os textos elaborados sobre cada tema apresentado aos alunos foram formatados em páginas eletrônicas utilizando os programas FlashPageFlip e Photoshop CS4. O material produzido foi disponibilizado aos alunos em uma plataforma de ensino chamada Moodle. Como as informações sobre cada tema não se esgotam no texto elaborado para este material de estudos de apoio, ao final do texto de cada tema, há indicações de outras referências livros, sites, artigos, jornais, filmes. Essas indicações permitem que o aluno amplie o mapa de conhecimento, inicialmente delineado pelo professor, de acordo com sua necessidade pessoal. Buscou-se, em cada tema, apresentar uma contextualização do assunto - com informações sobre dados estatísticos, situação no Brasil e no mundo, contexto social e histórico, etc - identificar as principais questões éticas envolvidas e os diferentes argumentos, os valores envolvidos e os possíveis conflitos entre eles. Para uma primeira avaliação, foi utilizado um questionário semi-estruturado com perguntas fechadas e perguntas abertas. Foram convidados 140 alunos convidados para participar da pesquisa e 62,85% responderam ao questionário. Os resultados foram avaliados por cálculo de estatística simples e as perguntas abertas serviram para receber sugestões dos usuários para possíveis melhorias futuras. Concluímos que mesmo com todas as vantagens que os recursos virtuais podem oferecer ao ensino da Bioética, tais recursos ainda não são capazes de substituir o principal elemento do ensino: as vivências com o outro. Estas só poderão ser transformadas em experiências humanas quando lhes atribuímos um significado baseado em juízos de valores. O material de estudos de apoio eletrônico produzido foi tido como satisfatório pelos alunos/usuários enquanto auxílio nos estudos de temáticas bioéticas. Dentre as sugestões de melhorias estão a possibilidade de maior interações entre professor e aluno propiciadas por essas redes.
Titre en anglais
Bioethics, knowledge construction and e-learning: new challenges to the Bioethics teaching
Mots-clés en anglais
Bioethics
Computers
Dentistry
Teaching
Resumé en anglais
The Bioethics discipline is offered to the undergraduates of FOUSP in the first semester of the first term. Certainly, the reflexion about ethical dilemmas does not finish with the end of the Bioethics discipline, so, in the attempt of helping the student in the reflexion about dilemmas that may come to be faced after having attended to the Bioethics discipline, it was planned the development of a didactic material, with no cost to the students, of easy access. So that the student could review the content studied in the Bioethics discipline during the whole period of the undergraduation course. At the present time, the use of computing, of its new electronic tools and the decrease in the cost for the acquisition computers have being favoring the development of virtual learning environments in the education area. Therefore, the main objective of this paper was to develop some content for the electronic didactic material of Bioethics, in order to be used as a support material in the teaching-learning process by the undergraduate students of FOUSP. The texts elaborated about each theme presented to the students were formatted in electronic pages using the programs FlashPageFlip and Photoshop CS4. The material produced was made available to the students in the platform Moodle. As the information about each theme does not become exhausted in the text elaborated for this support study material, at end of the text of each theme there are indications of other references. These indications allow the student to increase the knowledge map initially outlined by the teacher according to his/her necessity. It was sought to contextualize each subject, identify the main ethical issues involved and the different arguments, the values involved and the possible conflicts among them. A semi-structured questionnaire was used in the first evaluation. 140 students were invited to participate of the research and 62.85% answered to the questionnaire. The results were evaluated through a simple statistical calculation and the open questions were used to receive suggestions from the users for possible future improvements. We concluded that even with all the advantages that the virtual resources can offer to the teaching of Bioethics, such resources are still not capable of substituting the main element of the teaching, the experience with the other. The experiences will only be able to be transformed in human experiences when we attribute them a meaning based on value judgments. The material produced was considered satisfactory by the students in the support in the studies of bioethics themes. Among the suggestions of improvement is the possibility of a higher interaction between the teacher and the student enabled by the networks.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-03-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.