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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2015.tde-17062015-103733
Documento
Autor
Nome completo
Marco Antonio Kulik
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Antoniazzi, Joao Humberto (Presidente)
Manfredini, Marco Antonio
Macedo, Mary Caroline Skelton
Título em português
Como os integrantes profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) conhecem e praticam os conteúdos de Odontologia - análise de um caso
Palavras-chave em português
Material Educacional
Odontologia
Prevenção e Educação em Saúde Bucal
Saúde Bucal Pública
Teleodontologia.
Resumo em português
A Atenção Primária em Saúde (APS), que é base para o Sistema Único de Saúde (SUS), tem dois componentes fundamentais que são a integralidade e a educação em saúde. Compreender as moléstias crônicas em seu contexto social e familiar é dever dos profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família (eSF). Neste cenário, a incorporação dos profissionais da área de Saúde Bucal (SB) à Estratégia Saúde da Família (ESF) trouxe novas necessidades de conhecimento e prática para os trabalhadores da equipe de Saúde da Família executarem suas tarefas especialmente no atendimento domiciliar. Portanto, há necessidade de criação de materiais educacionais em Teleodontologia que sejam adequados às necessidades de informação e que respeitem o conhecimento prévio dos trabalhadores sobre Saúde Bucal (SB). Assim, é importante saber o que os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) conhecem e como aplicam os conceitos da promoção em Saúde Bucal (SB). Esta pesquisa procura saber o quanto cada categoria de profissionais de uma equipe de Saúde da Família (eSF) do Município de Platina, SP, conhecem e praticam Saúde Bucal (SB) e aplicam em suas atividades diárias. Para isso, foi elaborado um questionário aberto de livre adesão e os respondentes emitiam, com total e irrestrita liberdade, as suas observações, avaliações e sugestões relativas às suas experiências pessoais no seu trabalho na eSF a que pertencem. A coleta de dados contemplou uma única equipe, o que permitiu trabalhar com dados confiáveis. A partir das respostas tabuladas, analisadas qualitativamente e com percentuais de frequência, verifica-se que há necessidade dos trabalhadores se instrumentalizarem para as tarefas de ensinar e supervisionar o conjunto dos membros das famílias atendidas, quanto aos procedimentos de prevenção, de manutenção e promoção da saúde bucal, tornando a integralidade e conhecimento com educação em saúde bucal uma consequência efetiva na saúde geral de cada cidadão e da comunidade
Título em inglês
How the agents of a Basic Health Unit (UBS) know and practice the dental content - analysis of a case
Palavras-chave em inglês
Dentistry
Educational material
Prevention and Education in Oral Health
Public Oral Health
Teledentistry
Resumo em inglês
The Primary Health Care (APS), the basis of the Unified Health System (SUS), has two main components: completeness and health education. Understanding the chronic diseases in their social and family environment is the duty of the professionals who work in the Family Health Teams (eSF). In this context the incorporation of professionals from the oral health area (SB) into the Family Health Strategy (ESF), brought new needs of knowledge and practice to the agents of the Family Health Teams (eSF) to perform their tasks especially in home care. Therefore, it is necessary to create educational materials on Teledentistry that are appropriate to the information needs, respecting the prior knowledge of the Oral Health agents (SB). Thus, it is important to know what the professionals of the Family Health Strategy (FHS) know and how they apply the concepts of promotion in Oral Health (SB). This research has the objective of knowing how much each category of professionals from the Family Health Team (eSF) in the municipality of Platina, SP, knows and practices Oral Health (SB) and apply it in their daily activities. In this regard, we designed an open free adhesion questionnaire where the responders had full and unrestricted freedom to issue their comments, evaluations and suggestions about their personal experiences in their work with the eSF they belong. Data collection included a single team. This allowed the work with reliable data. From the quantitatively tabulated responses, including the percentage of frequency, it appears that there is a need of the agents to prepare themselves to the task of teaching and supervising all the members of the families as to the procedures of prevention, maintenance and oral health promotion. All this makes the completeness and knowledge about oral health education an effective result in the overall health of every citizen and the community
 
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Data de Publicação
2015-06-25
 
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