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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.23.2004.tde-02022005-130347
Documento
Autor
Nome completo
Alessandra de Barros Mendes da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Crivello Junior, Oswaldo (Presidente)
Correia, Francisco Antonio dos Santos
Pereira, Paulo Roberto Bueno
Título em português
"Traumatismos alvéolo-dentários: avaliação dos conhecimentos e atitudes de uma amostra de professores do ensino fundamental do município de São Paulo"
Palavras-chave em português
atendimento imediato
avulsão dental
prevenção
professores
público leigo
reimplante dental
traumatismos alvéolo-dentários
Resumo em português
Os traumatismos nas dentições decíduas e permanentes e suas estruturas de suporte ocorrem com grande freqüência em crianças e diversos estudos epidemiológicos identificaram a escola como um local com alta freqüência destes tipos de traumatismos. Desta forma, é comum que o atendimento imediato da criança seja realizado pelos professores, os quais podem ser responsáveis pelo insucesso do tratamento da lesão pelo cirurgião-dentista, caso haja falhas no manuseio dos dentes traumatizados no local do acidente. Assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar os conhecimentos de professores do Ensino Fundamental sobre procedimentos de urgência nos traumatismos alvéolo-dentários com especial enfoque sobre as avulsões, seu reimplante e acondicionamento e avaliar a necessidade de informações adicionais sobre traumatismos destes profissionais. As escolas pertencentes ao bairro Butantã foram convidadas a participar deste estudo que consistiu na aplicação de um questionário com perguntas referentes a: dados pessoais como gênero, idade, experiência profissional, nível de instrução, disciplina lecionada, treinamento em primeiros socorros, assim como perguntas relativas a noções de atendimento ao aluno vítima de traumatismo alvéolo-dentário referente a simulações de um caso de fratura dental e um outro de avulsão dental, procedimentos de urgência em casos de avulsão e a medicação utilizada. Os resultados obtidos a partir de 177 questionários retornados pelos professores foram tabulados, apurados e analisados estatisticamente através do software Epi Info 6. Os resultados demonstraram que os professores apresentaram um número maior de respostas corretas nas questões que envolveram especificamente fratura dental, tempo e local de procura por atendimento profissional, sendo que para as questões relativas ao reimplante e acondicionamento de dentes avulsionados as respostas foram inadequadas. Verificou-se que a responsabilidade pelo atendimento urgencial de um aluno vítima de algum acidente, segundo a amostra consultada, deveria ficar a cargo de toda a equipe escolar e não somente ao professor. Finalmente, constatou-se que os professores da amostra possuem pouco conhecimento sobre o tema, o que, associado à falta de treinamento, pode torná-los despreparados para solucionar adequadamente eventuais acidentes que envolvam os escolares em traumas dento-alveolares. Esta limitação de conhecimentos quanto aos procedimentos adequados relacionados aos traumatismos alvéolo-dentários, principalmente as avulsões, reforça a necessidade de educação para o público leigo não apenas no que se refere ao atendimento inicial de um traumatismo alvéolo-dentário, mas também no que se concerne às medidas preventivas.
Título em inglês
Evaluation of the knowledge and behavior of a sample of Elementary Schoolteachers towars dento-alveolar traumatisms.
Palavras-chave em inglês
prevention
dental avulsion
dental replantation
dental trauma
immediate management
lay people
schoolteachers
Resumo em inglês
Several epidemiological studies have reported that schoolchildren are prone to suffer accidents in their school environment that could cause dental trauma to either primary or permanent teeth and the corresponding supporting structures. These children normally receive first aid care from teachers who are not adequately trained to handle traumatized teeth at the site of the accident and therefore could lessen the chances of success of the dentist in treating the injury. The aim of our study was to evaluate the degree of information that elementary school teachers have when dealing with emergency procedures concerning replant and storage of avulsed teeth and consider the importance of offering further education on dental trauma. Our method consisted in applying a questionnaire to elementary schoolteachers at the district of Butanta, São Paulo. Questions included information concerning personal data such as: gender, age, professional experience, level of education, discipline taught, and first aid training, mainly in relation to dental trauma. Also included were a case simulations of dental fractures, a case of dental avulsion and questions referring to emergency procedures on dental avulsion and medication. The results obtained from the 177 questionnaires answered by the teachers were tabulated, confirmed and statistically analyzed by the software Epi Info 6. Questions involving dental fracture and time and place for pursuing professional help received the most correct answers whereas the ones referring to replant and storage of avulsed teeth were unsatisfactory. According to investigated sample not only the teachers, but also all the school personnel should be responsible for adequate emergency management of students suffering accidents, including dental trauma. The teachers involved in our study demonstrated very little knowledge on the subject and therefore their lack of adequate practical training results in inadequate management of situations involving accidents leading to dento-alveolar traumas, mainly avulsions. We reinforce the need of education of lay people dealing with the initial management of a dental trauma as well as orientation on preventive measures.
 
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Data de Publicação
2005-10-27
 
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