• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.23.2003.tde-09092003-084212
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Augusto Pires Milani
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Soares, Mario Sergio (Presidente)
Adde, Carlos Alberto
Carrilho, Eduardo
Título em português
"Avaliação e produtividade da disciplina de clínica integrada no curso de odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná (contribuição ao modelo de ensino odontológico)"
Palavras-chave em português
Pacientes em odontologia-Perfil epidemiológico
Pacientes em odontologia-Quantificação e produtividade
Resumo em português
RESUMO Os alunos do curso de Graduação na Disciplina de Clínica Integrada da Universidade Tuiuti do Paraná, desenvolveram atendimento clínico em pacientes de faixa etária diversas, contando com toda infra estrutura necessária para sua realização. Este estudo em um primeiro momento teve o objetivo de traçar um perfil epidemiológico dos pacientes, observando a eficiência/eficácia da metodologia empregada no momento da triagem, correto desenvolvimento do plano de tratamento e o seguimento das orientações teóricas e/ou filosóficas da disciplina por parte do corpo docente e discente. Em uma segunda fase quantificou-se o tempo despendido na execução de determinados procedimentos clínicos, como exame clínico , de periodontia , de cirurgia , de endodontia , de dentística restauradora e de prótese, procurando identificar possíveis dificuldades na execução de trabalhos por parte dos alunos, falhas dos docentes e da instituição, que por sua vez pudessem interferir no correto desempenho dos alunos com a finalidade de alcançar a competência clínica. Após avaliação de 342 fichas clínicas e mensuração do tempo despendido no desenvolvimento dos trabalhos clínicos, com suas possíveis intercorrências, anotaram - se os resultados em planilhas as quais foram submetidas a posteriores análises para comprovação dos resultados obtidos.
Título em inglês
Evaluation and productivity of integrated clinic discipline in dental school of tuiuti university of paraná (contribution to the dental education model)
Palavras-chave em inglês
Patients in dentistry-epimiological pattern
Patients in dentistry-quantification and productivity
Resumo em inglês
SUMMARY This study comprised two distinct parts. The first one traced the epidemiological pattern of the patients by checking the efficiency/efficacy of the patients´ selection method, the correct conduction of treatment plan and the response of the students and professors to the theoretical and philosophical aspects of the program. The second part quantified the average time and identified the possible difficulties in the accomplishment of some clinical procedures by the students, as well as the failures linked to faculties and the institution affecting the correct performance and clinical competence of the students. The methodology consisted by the evaluation of 342 records of patients at different ages attended at the General Dentistry Clinic of the Dental School of Tuiuti University of Paraná.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TeseToda.pdf (222.00 Kbytes)
Data de Publicação
2004-03-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.