• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2003.tde-09092003-084212
Document
Auteur
Nom complet
Paulo Augusto Pires Milani
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Soares, Mario Sergio (Président)
Adde, Carlos Alberto
Carrilho, Eduardo
Titre en portugais
"Avaliação e produtividade da disciplina de clínica integrada no curso de odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná (contribuição ao modelo de ensino odontológico)"
Mots-clés en portugais
Pacientes em odontologia-Perfil epidemiológico
Pacientes em odontologia-Quantificação e produtividade
Resumé en portugais
RESUMO Os alunos do curso de Graduação na Disciplina de Clínica Integrada da Universidade Tuiuti do Paraná, desenvolveram atendimento clínico em pacientes de faixa etária diversas, contando com toda infra estrutura necessária para sua realização. Este estudo em um primeiro momento teve o objetivo de traçar um perfil epidemiológico dos pacientes, observando a eficiência/eficácia da metodologia empregada no momento da triagem, correto desenvolvimento do plano de tratamento e o seguimento das orientações teóricas e/ou filosóficas da disciplina por parte do corpo docente e discente. Em uma segunda fase quantificou-se o tempo despendido na execução de determinados procedimentos clínicos, como exame clínico , de periodontia , de cirurgia , de endodontia , de dentística restauradora e de prótese, procurando identificar possíveis dificuldades na execução de trabalhos por parte dos alunos, falhas dos docentes e da instituição, que por sua vez pudessem interferir no correto desempenho dos alunos com a finalidade de alcançar a competência clínica. Após avaliação de 342 fichas clínicas e mensuração do tempo despendido no desenvolvimento dos trabalhos clínicos, com suas possíveis intercorrências, anotaram - se os resultados em planilhas as quais foram submetidas a posteriores análises para comprovação dos resultados obtidos.
Titre en anglais
Evaluation and productivity of integrated clinic discipline in dental school of tuiuti university of paraná (contribution to the dental education model)
Mots-clés en anglais
Patients in dentistry-epimiological pattern
Patients in dentistry-quantification and productivity
Resumé en anglais
SUMMARY This study comprised two distinct parts. The first one traced the epidemiological pattern of the patients by checking the efficiency/efficacy of the patients´ selection method, the correct conduction of treatment plan and the response of the students and professors to the theoretical and philosophical aspects of the program. The second part quantified the average time and identified the possible difficulties in the accomplishment of some clinical procedures by the students, as well as the failures linked to faculties and the institution affecting the correct performance and clinical competence of the students. The methodology consisted by the evaluation of 342 records of patients at different ages attended at the General Dentistry Clinic of the Dental School of Tuiuti University of Paraná.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
TeseToda.pdf (222.00 Kbytes)
Date de Publication
2004-03-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.