• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2003.tde-09092003-084212
Documento
Autor
Nombre completo
Paulo Augusto Pires Milani
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Soares, Mario Sergio (Presidente)
Adde, Carlos Alberto
Carrilho, Eduardo
Título en portugués
"Avaliação e produtividade da disciplina de clínica integrada no curso de odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná (contribuição ao modelo de ensino odontológico)"
Palabras clave en portugués
Pacientes em odontologia-Perfil epidemiológico
Pacientes em odontologia-Quantificação e produtividade
Resumen en portugués
RESUMO Os alunos do curso de Graduação na Disciplina de Clínica Integrada da Universidade Tuiuti do Paraná, desenvolveram atendimento clínico em pacientes de faixa etária diversas, contando com toda infra estrutura necessária para sua realização. Este estudo em um primeiro momento teve o objetivo de traçar um perfil epidemiológico dos pacientes, observando a eficiência/eficácia da metodologia empregada no momento da triagem, correto desenvolvimento do plano de tratamento e o seguimento das orientações teóricas e/ou filosóficas da disciplina por parte do corpo docente e discente. Em uma segunda fase quantificou-se o tempo despendido na execução de determinados procedimentos clínicos, como exame clínico , de periodontia , de cirurgia , de endodontia , de dentística restauradora e de prótese, procurando identificar possíveis dificuldades na execução de trabalhos por parte dos alunos, falhas dos docentes e da instituição, que por sua vez pudessem interferir no correto desempenho dos alunos com a finalidade de alcançar a competência clínica. Após avaliação de 342 fichas clínicas e mensuração do tempo despendido no desenvolvimento dos trabalhos clínicos, com suas possíveis intercorrências, anotaram - se os resultados em planilhas as quais foram submetidas a posteriores análises para comprovação dos resultados obtidos.
Título en inglés
Evaluation and productivity of integrated clinic discipline in dental school of tuiuti university of paraná (contribution to the dental education model)
Palabras clave en inglés
Patients in dentistry-epimiological pattern
Patients in dentistry-quantification and productivity
Resumen en inglés
SUMMARY This study comprised two distinct parts. The first one traced the epidemiological pattern of the patients by checking the efficiency/efficacy of the patients´ selection method, the correct conduction of treatment plan and the response of the students and professors to the theoretical and philosophical aspects of the program. The second part quantified the average time and identified the possible difficulties in the accomplishment of some clinical procedures by the students, as well as the failures linked to faculties and the institution affecting the correct performance and clinical competence of the students. The methodology consisted by the evaluation of 342 records of patients at different ages attended at the General Dentistry Clinic of the Dental School of Tuiuti University of Paraná.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
TeseToda.pdf (222.00 Kbytes)
Fecha de Publicación
2004-03-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.