• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.23.2007.tde-11052007-145814
Documento
Autor
Nome completo
Kátia Martins Rode
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Turbino, Miriam Lacalle (Presidente)
Araujo, Elito
Kawano, Yoshio
Neisser, Maximiliano Piero
Oda, Margareth
Título em português
"Estudo do efeito da distância da ponta de aparelhos fotoativadores na microdureza e no grau de conversão da resina composta usando luz halógena, laser de argônio e LED"
Palavras-chave em português
Fotoativação
Laser de argônio
Luz halógena
Microdureza
Profundidade de polimerização
Resina composta
Resumo em português
O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da distância da ponta fotoativadora na profundidade de polimerização da resina composta por meio de testes de microdureza Vickers e da análise do grau de conversão pelo método FT-Raman. O aparelho de luz halógena (500 mW/cm2) e o LED (900 mW/cm2) foram utilizados na sua intensidade convencional. O laser de argônio, na potência de 250 mW. Os tempos de fotoativação foram de 40 segundos para a luz halógena, 20 segundos para o LED e 20 e 30 segundos para o laser. E as distâncias da ponta fotoativadora foi padronizada com anéis de 3, 6 e 9 mm de altura. A resina composta micro-híbrida foi inserida em porção única, em matrizes de polipropileno pretas com as espessuras de 1 a 4 mm. Os corpos-de-prova foram armazenados por uma semana a seco, a 37ºC em recipientes protegidos da luz. Os dados da microdureza e do grau de conversão foram analisados separadamente por meio da análise de variância e teste de Tukey, com nível de significância de 5% e depois correlacionados pelo teste de correlação de Pearson. Os resultados obtidos permitiram concluir que: o aumento da distância da fonte de luz promoveu uma diminuição nos valores de microdureza e no grau de conversão para todos os tipos de fontes de luz estudados e o mesmo ocorreu com o aumento da espessura de resina composta diminuindo também os valores de microdureza e grau de conversão. Houve uma alta correlação entre a análise PDM (porcentagem de dureza máxima) e a análise do grau de conversão e entre o teste de microdureza e a análise do grau de conversão. As fontes de fotoativação estudadas promoveram grau de conversão e microdureza correspondentes entre si, desde que a espessura da resina fosse de 1 mm de espessura e a que a fonte estivesse a uma distância máxima de 3 mm.
Título em inglês
Study of the effect of light curing tip distance on microhardness and on degree of conversion of a composite resin using halogen light, argon laser and LED.
Palavras-chave em inglês
Argon laser
Composite resin
Cure light
Depth of cure
Halogen light
Microhardness
Resumo em inglês
This study evaluated the influence of curing tip distance on cure depth of a composite resin, measuring the Vickers microhardness and determining the degree of conversion, using FT-Raman spectroscopy. The halogen light (500 mW/cm2) and the LED (900 mW/cm2) were used with conventional intensity of power and the argon laser with 250mW. The exposure time was 40 seconds to halogen light, 20 seconds to LED and 20 and 30 seconds to Argon laser. And the curing tip distances used (0, 3, 6 e 9 mm) were controlled by metals rings. The composite was placed in one increment, in a black polipropilen matrix with thickness of the 1 to 4 mm. The specimens were stored for one week in dry stove, for 37ºC in containers protect from the light. The values of microhardness and degree of coonversion were analyzed separately by ANOVA (Analysis of variance) and Tukey test, with significance level for 5%. Then, the correlation was analyzed by Pearson test. The results obtained conclude that: the increased of tip distance produced a decreased in microhardness and degree of conversion values; the microhardness and degree conversion values decreased as the thickness increased; it showed a higher correlation between the qualities of polymerization and the degree of conversion and between the microhardness test and the degree of conversion. The present study suggests that the units of polymerization studied produced microhardness and degree of conversion values that corresponded to each other, only with 1mm of thickness and using a tip distance of 3 mm, at most.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
KatiaMRode.pdf (625.04 Kbytes)
Data de Publicação
2007-07-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.