• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2016.tde-24052016-163129
Documento
Autor
Nome completo
Lina Sandra Barreto Brasil
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Haddad, Ana Estela (Presidente)
Campos, Francisco Eduardo de
Morita, Maria Celeste
Moysés, Samuel Jorge
Peduzzi, Marina
Título em português
Modelo de taxonomia baseada nas competências profissionais de cirurgiões-dentistas que atuam na estratégia da saúde da família: uma ferramenta para planejamento instrucional
Palavras-chave em português
Atenção Básica
Objetivos Educacionais
Programa Saúde da Família
Taxonomia, Competências Profissionais de Cirurgiões Dentistas
Resumo em português
A pesquisa visa desenvolver solução para facilitar o planejamento e elaboração de ações educacionais por meio de uma taxonomia das competências profissionais em saúde que tem como base dois conceitos-chave: competências profissionais para a saúde e objetivos educacionais. Esses conceitos são explorados na perspectiva do desenvolvimento de uma taxonomia para ser utilizada como referencial de planejamento e elaboração dos cursos por professores e profissionais de educação em geral, no âmbito de Instituições de Ensino Superior (IES). Na multiplicidade de profissionais de saúde que atuam na estratégia de Saúde da Família no âmbito da Atenção Primária, foi necessário escolher uma das profissões para a construção do modelo, sendo assim, foi escolhida a Odontologia. Entretanto, o modelo poderá ser aplicado para o desenvolvimento de taxonomias que contemplem as competências de outros profissionais, entre os quais os enfermeiros e os médicos. A questão no centro da pesquisa é: será que nas práticas das equipes multiprofissionais envolvidas no desenvolvimento de ações educacionais, limitadas pelos exíguos prazos que geralmente lhes são impostos, é possível potencializar a integração entre o estado da arte dos conhecimentos desenvolvidos no mundo acadêmico com as necessidades de aprendizagem dos profissionais de saúde? O resultado que se espera da pesquisa é uma taxonomia relacionando as competências profissionais dos cirurgiões dentistas com a Taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, (1).
Título em inglês
Taxonomy model based on professional skills of dentists working in the family health strategy: a tool for instructional planning
Palavras-chave em inglês
Dentists Professionals Skills
Educational Objectives
Family Health Program
Primary Health Care
Taxonomy
Resumo em inglês
The research aims to develop a solution to facilitate planning and development of educational activities through a taxonomy of professional competencies in health. It is based on two key concepts: professional skills for health and educational goals. These concepts are explored from the perspective of the development of a taxonomy to be used as a planning framework and development of courses for teachers and education professionals in general, by Higher Education Institutions. Considering the multiplicity of health professionals working in the Family Health Strategy in the context of primary health care, it was necessary to choose one of the professions to build up the model, and for that, we choose Dentistry. However, the model can be applied to the development of taxonomies that address the skills of other professionals, including nurses and physicians. The main issue of the research is: taking the practice of multidisciplinary teams involved in developing educational activities, limited by the tight deadlines that often are imposed on them, is it possible to enhance the integration of state of the art knowledge developed in the academic world with the health professionals' learning needs The expected result of the research is a taxonomy relating the dentists professional skills with the Bloom's Taxonomy of educational objectives(1).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-06-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.