• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2015.tde-15042015-115800
Document
Auteur
Nom complet
Camilla Vendramini Galatti Abdala
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Haddad, Ana Estela (Président)
Macedo, Mary Caroline Skelton
Morita, Maria Celeste
Titre en portugais
Teleodontologia: estudo sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação por docentes e cursos de Odontologia brasileiros, aplicadas ao ensino e atenção à saúde em Odontologia
Mots-clés en portugais
Educação a distância
Questionário
Tecnologia da informação
Teleodontologia
Telessaúde
Resumé en portugais
O objetivo deste estudo foi identificar e analisar o grau de conhecimento e a fluência de docentes dos cursos de Odontologia brasileiros no uso das tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao ensino-aprendizagem e à atenção à saúde e conhecer a infraestrutura e as iniciativas de apoio desses cursos aos seus docentes. Realizamos uma pesquisa exploratória e descritiva com a participação de 44 docentes e 40 cursos de odontologia, que responderam um questionário estruturado com 37 questões. O questionário foi aplicado aos docentes de odontologia que participaram do curso de Atualização em Teleodontologia: Capacitação Docente e Suporte às IES para a Criação de Redes de Aprendizagem e Trabalhos Colaborativos em Saúde, promovido através de uma parceria entre a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). A sistematização dos resultados obtidos com o questionário, aponta que todos os docentes que participaram do estudo, utilizam diariamente a internet para fins pessoais e profissionais. A maioria dos professores aprendeu sozinho a utilizar novas ferramentas e acreditam na necessidade de cursos de capacitação. Os cursos de Odontologia têm aplicado as tecnologias de informação principalmente no ensino e em atividades administrativas. Ainda é incipiente a aplicação das tecnologias de informação e comunicação em atividades de atenção à saúde no conjunto de cursos de Odontologia brasileiros que participaram deste estudo.
Titre en anglais
Teledentistry: study on the use of information technology and communication by professors and brazilian dentistry courses and their application to education and health care
Mots-clés en anglais
Distance education
Information technology
Questionnaire
Teledentistry
Telehealth
Resumé en anglais
The aim of the current study was to identify and evaluate the level of knowledge and fluency of professors of Brazilian dental undergraduate courses, concerning the use of information and communication technology (ICT) applied to the processes of teaching/learning, teleassistance, as well as to know the infra-structure knowledge and support initiatives offered by these courses to their lecturers. The research was an exploratory study comprising 44 professors of 40 dental courses, who answered a 37-question questionnaire. This was applied as part of the submission of dental professors to the course of "Teledentistry: Training and suport to Professors for the Use of ICT , social network and collaborative research in the health field". A partnership between the Dental School of Universidade de São Paulo (FOUSP) and Brazilian Dental Education Association (Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO was responsible for offering the course. The systematization of the results obtained in this study leads us to conclude that all teachers participating in the study use the internet daily for personal and professional purposes. Most teachers learned by themselves to use new tools and believe in the necessity of training courses. Courses in dentistry have applied ICT especially in teaching and administrative activities. The application of ICT in health care activities is still incipient in the set of Brazilian Dentistry courses taken into account this study.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-05-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.