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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2009.tde-29102009-142404
Documento
Autor
Nome completo
Luana Alves de Figueiredo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2009
Orientador
Banca examinadora
Pinto, Ione Carvalho (Presidente)
Laprega, Milton Roberto
Palha, Pedro Fredemir
Título em português
Análise da utilização do Sistema de Informação em Atenção Básica (SIAB) pelos coordenadores da Atenção Primária à Saúde na tomada de decisão
Palavras-chave em português
Atenção Primária à Saúde
Sistema de Informação em Saúde
Sistema de Saúde.
Resumo em português
Este estudo teve como objetivo analisar a utilização do SIAB pelos coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Ribeirão Preto, SP para a tomada de decisão. É um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa dos dados. Os sujeitos foram os coordenadores da APS no município. Foram entrevistados 08 sujeitos e as entrevistas foram gravadas e transcritas. Para análise e interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, modalidade temática. As informações obtidas foram categorizadas em um tema geral O Sistema de Informação em Atenção Básica e a Gestão na Atenção Primária à Saúde, e três sub temas: 1) A visão do trabalho do coordenador na gerência da APS; 2) A utilização do SIAB pela equipe de saúde da família na percepção dos coordenadores da APS; e 3) As sugestões dos coordenadores da APS para potencializar a utilização do SIAB no cotidiano do trabalho. A partir da análise e discussão dos dados identificou-se que os coordenadores possuem distintas percepções em relação ao SIAB como ferramenta de gestão, influenciando o planejamento local e contribuindo para que processos distintos sejam instituídos na gestão local. O coordenador revelou conhecimento, domínio e utilização da informação como processo inerente ao trabalho da equipe, possibilitando uma aproximação da realidade sanitária com planejamento de ações de saúde, garantindo que potencialidades e fragilidades possam ser identificadas por meio da avaliação da informação. O coordenador, como comunicador entre a análise dos dados do SIAB no nível central e no nível local do sistema de saúde municipal, não se colocou como parte atuante deste processo de gerir o processo saúde doença, e a consequente mudança no modelo assistencial, e considerou o SIAB como ferramenta técnicoburocrática, reforçando o seu trabalho de coordenador com enfoque na produtividade, fragilizando o uso da informação para o planejamento em saúde. Para os coordenadores, este SI contem entraves relativos aos aspectos de comunicação e integração entre outros sistemas, favorecendo no registro de dados o acúmulo para o processo de trabalho. Não há treinamento e atualização da equipe no sentido de qualificar a coleta de dados, o registro, e finalidades do SIAB. Sugestões foram relacionadas com a integração do SIAB com os outros SIS; apoio da universidade na uniformização do SIAB; reavaliação e modernização do software; possibilidade de atualização do cadastro das famílias; flexibilidade em receber informações sobre outras doenças e informações sobre as famílias e disponibilidade de funcionários para auxiliar as equipes no registro e coleta dos dados, e na elaboração dos relatórios.
Título em inglês
Análise da utilização do Sistema de Informação em Atenção Básica SIAB pelos coordenadores da Atenção Primária à Saúde na tomada de decisão.
Palavras-chave em inglês
Health of Systems.
Information Systems of Health
Primary Health Care
Resumo em inglês
We aimed to evaluate the utilization of SIAB by the coordinators of the Primary Health Care (APS) in the decision making at the city of Ribeirão Preto/SP. It was a descriptive and exploratory study based in a qualitative data. The subjects were coordinators of the APS from Ribeirão Preto/SP. We interviewed 08 subjects. All the interviews were tape recorded and transcript. To data analysis and results interpretation it was used Content Analysis, thematic type. The obtained information were categorized and structured in a general theme The primary care information system and the primary health care and three sub-themes which are: 1) The view of the coordinator work toward the PHC management; 2) The utilization of the SIAB by the family health staff toward the coordinators perception; and 3) Suggestions to the PHC coordinators to improve the SIAB application in the day-by-day work. It is considered that the coordinators have different perceptions about the SIAB as a management tool. This fact influences the local administration and contributes to support distinct processes at the local situation. The coordinator reveals knowledge, domain and application of the information according to the working staff, which allows and approximation between the actual sanitary conditions and the planning with actions in health procedures. This fact ensure that the potentialities and weaknesses could be indentified by means of evaluation of any information. The coordinator, as a communicator between the SIAB central and local levels data analysis, at a municipal system of information, do not put itself as an acting part of the process related to the health-disease management process and the consequent changing of the assistance model. The coordinator considers the SIAB a technical and bureaucratic instrument which strengthen his coordination work focusing on productivity weakening the use of information on health planning procedures. The system of information are influenced by people, and it influences the day-by-day coordination, having troubles related to communication aspects and integrality of systems, which favors the accumulation of data to the work process. Furthermore there is no training and the staff update, according to qualification the data collection, registration and the aim of the SIAB. Suggestions are related with the integrality of the SIAB and another Systems of Information; university support on the SIAB uniformity; revaluation and modernization of the software; update the register of families; flexibility to receive the information about other diseases and other information about the families and provide employees to help the staff to register and collect the data and make out the reports.
 
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Data de Publicação
2009-11-03
 
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