• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.22.2004.tde-29042005-120018
Documento
Autor
Nome completo
Luz Verónica Berumen Burciaga
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2004
Orientador
Banca examinadora
Mello, Débora Falleiros de (Presidente)
Lima, Regina Aparecida Garcia de
Palha, Pedro Fredemir
Pamplona, Vera Lucia
Verissimo, Maria De La Ó Ramallo
Título em português
"Experiências das famílias no cuidado à criança com asma em um serviço de saúde mexicano: subsídios para a assistência de enfermagem"
Palavras-chave em português
asma
criança
enfermagem
Família
Resumo em português
Este estudo buscou apreender as experiências de famílias com crianças menores de seis anos de idade com asma, com vistas ao cuidado integral à saúde. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, tendo como referência a atenção primária à saúde. Foram realizadas entrevistas não estruturadas no domicilio de nove famílias da cidade de Chihuahua, Chihuahua – México. Os dados empíricos foram organizados ao redor dos seguintes temas: experiências cotidianas familiares, partilhando experiências e xperiências com os serviços de atenção à saúde. As famílias das crianças com asma aprendem formas de cuidar da criança. Nessa trajetória, elas desenvolvem um conhecimento acerca da enfermidade e de cuidados preventivos nas crises asmáticas, identificam os fatores desencadeantes, o início da crise e a utilização de medicamentos. O conhecimento das experiências com a doença, seja passadas com outros filhos e com o início da enfermidade, ou presentes, oferece autoconfiança no cuidado. Além disso, elas procuram conhecimentos para ter mais elementos para o cuidado da criança, obtendo-os de fontes técnicas, como profissionais de saúde, livros, folhetos, televisão, e não técnicas, como familiares, amigos e outras famílias com crianças com asma. Assim, elas desenvolvem uma sabedoria prática para o cuidado familiar. As famílias utilizam os serviços de saúde, que, organizados para dar atenção a problemas agudos de saúde, possibilitam pouco espaço para expressão de dúvidas, preocupações e outros sentimentos em relação ao problema do filho. Na visão das famílias, o acesso ao especialista tem sido difícil, a atenção nos serviços de urgências pediátricas não tem desencadeado o seguimento da criança e de seu problema, e não há consenso quanto ao tratamento. A interação entre profissionais de saúde, famílias e crianças com asma desenvolve-se em curtos períodos de tempo, na consulta ambulatorial ou nos serviços de urgência, prevalecendo uma relação prescritiva por parte dos profissionais. As famílias das crianças com asma desenvolvem competência no gerenciamento da enfermidade que os rofissionais precisam levar em conta nos atendimentos, estabelecendo relações entre sujeitos, em que a sabedoria prática e a sabedoria técnico-científica possam ser combinadas em favor da promoção da saúde da criança e da família.
Título em espanhol
Experiencias de las familias en el cuidado de niños con asma en un servicio de salud mexicano: subsidios para a asistencia de enfermería
Palavras-chave em espanhol
asma
enfermería
Familia
niños
Resumo em espanhol
Esta investigación buscó conocer las experiencias de las familias con niños menores de seis años de edad con asma, con vistas al cuidado integral a la salud. Se trata de una investigación con abordaje cualitativo teniendo como referencia la atención primaria a la salud. Se realizaron entrevistas no estructuradas en el domicilio de nueve familias de la ciudad de Chihuahua, Chihuahua – México. Los datos empíricos fueron organizados al en torno a los siguientes temas: experiencias cotidianas familiares, compartiendo experiencias y experiencias con los servicios de atención a la salud. Las familias de los niños con asma aprenden formas de cuidar del niño. En ese camino, ellas desarrollan un conocimiento acerca de la enfermedad, cuidados preventivos de las crisis asmáticas, identifican los factores desencadenantes, el inicio de la crisis y la utilización de medicamentos. El onocimiento de la experiencia con la enfermedad, sea pasada, con otros hijos o con el inicio de la enfermedad, o presentes, ofrece autoconfianza en el cuidado. Además, ellas buscan conocimientos para tener mayores elementos para el cuidado del niño, bteniéndolos de fuentes técnicas, como profesionales de salud, libros, folletos, televisión, y no técnicas, como familiares, amigos y otras familias con niños con asma. Así, ellas desarrollan una sabiduría práctica para el cuidado familiar. Las familias utilizan los servicios de salud, que, están organizados para dar atención a problemas agudos de salud, tienen poco espacio para expresar sus dudas, preocupaciones e otros sentimientos con relación al problema del hijo. En la visión de las familias, el acceso al especialista ha sido difícil, la atención en los servicios de urgencias pediátricas no hace seguimiento del niño y de su problema y no hay consenso en cuanto al tratamiento. La interacción entre profesionales de la salud, familias y niños con asma se desarrolla en cortos periodos de tiempo, en la consulta ambulatoria o en los servicios de urgencia, prevaleciendo una relación prescriptiva por parte de los profesionales. Las familias de los niños con asma desarrollan competencia en el manejo de la enfermedad que los profesionales requieren tener en cuenta cuando les brindan atención, estableciendo relaciones entre sujetos, en las cuales la sabiduría práctica y la sabiduría técnico-científica puedan combinarse en favor de la promoción de la salud de niños y sus familias.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DO-Burciaga_LVB.pdf (595.01 Kbytes)
Data de Publicação
2005-05-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.