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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2011.tde-28112011-160557
Documento
Autor
Nombre completo
Cristina Targas Camara
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2011
Director
Tribunal
Nascimento, Lucila Castanheira (Presidente)
Menossi, Maria José
Silva, Marta Angélica Iossi
Título en portugués
A reinserção escolar de crianças e adolescentes com câncer após o término do tratamento: subsídios para o cuidado de enfermagem
Palabras clave en portugués
Adolescente
Criança
Enfermagem Pediátrica
Escolas
Neoplasias
Resumen en portugués
Crianças e adolescentes acometidos pelo câncer enfrentam situações desgastantes. Além do impacto biológico da doença, outras dimensões são afetadas, dentre elas, a escolaridade. Apesar de tantos desafios, crianças e adolescentes com câncer continuam a crescer e a se desenvolver. O processo de reinserção escolar tem merecido atenção dos profissionais de saúde, já que a terapêutica oncológica, muitas vezes, impõe o afastamento dessa clientela da escola. O presente estudo tem o objetivo de compreender, na perspectiva da própria criança e do adolescente, a sua reinserção escolar, após término do tratamento oncológico. Exploratório e com análise de dados qualitativos, este estudo foi desenvolvido com dez crianças e adolescentes, com idades entre sete e 18 anos, que haviam finalizado o tratamento oncológico. Considerando o envolvimento de seres foi submetido e aprovado por um Comitê de Ética com Seres Humanos. Utilizamos a entrevista semiestruturada como técnica principal para a coleta de dados, complementada pelos dados nos prontuários dos participantes. A análise dos depoimentos seguiu a técnica da analise de conteúdo, do tipo temática indutiva, em seis fases: familiarização com os dados; codificação sistemática; agrupamentos de códigos; revisão dos temas; definição dos temas e análise final. Os resultados foram agrupados em dois grandes temas, e seus respectivos subtemas: lembranças do diagnóstico e expectativas para o retorno a escola, que retrata os primeiros passos para a reinserção escolar. A criança e o adolescente relembram a trajetória do tratamento do câncer, desde o momento do diagnostico até o seu término, e unem esforços para enfrentar suas expectativas acerca da retomada da rotina escolar. O segundo tema traz as experiências da reinserção escolar: dos desafios à adaptação. Crianças e adolescentes enfrentam aspectos que contribuem negativamente para a volta à escola, como a falta de estrutura escolar e a carência de informação sobre a doença. Apesar dos desafios, eles são capazes de encontrar recursos internos e externos para auxiliá-los na retomada das atividades escolares e aprendem a conviver com as limitações impostas pelo tratamento, prosseguindo na jornada acadêmica. Os resultados auxiliam enfermeiros, e outros profissionais de saúde, a compreender as necessidades de cuidado de crianças e adolescentes no processo de reinserção escolar, após o término do tratamento, e o modo como respondem às novas demandas, a partir das interações estabelecidas na escola, com vistas ao planejamento de uma assistência qualificada.
Título en inglés
The reinsertion of children and adolescents with cancer into mainstream education after the end of treatment: support for nursing care
Palabras clave en inglés
Adolescent
Child
Neoplasms
Pediatric Nursing
Schools
Resumen en inglés
Children and adolescents affected by cancer face exhausting situations. Besides the biological impact of the disease, other dimensions are influenced, including education. Despite so many challenges, children and adolescents with cancer continue growing and developing. Health professionals have looked at the (re)insertion process into mainstream education as cancer therapeutics often impose these clients' distancing from school. This study aims to understand, from the children and adolescents' perspective, their school (re)insertion after the end of cancer treatment. With an exploratory design and qualitative data analysis, the research involved ten children and adolescents, between seven and 18 years of age, who had finished cancer treatment. Considering the involvement of human beings, approval was obtained from an Institutional Review Board. Semistructured interviews were used as the main data collection technique, in addition to data from the participants' files. The analysis of testimonies followed the thematic inductive content analysis technique, in six phases: getting familiar with the data; systematic coding; code grouping; review of themes; definition of themes and final analysis. The results were grouped in two main themes and their respective subthemes: memories of the diagnosis and expectations for returning to school, which pictures the first steps towards school (re)insertion. The children and adolescents remember the cancer treatment trajectory, from the diagnosis until the end, and join efforts to face their expectations for the return to school routine. The second theme addresses the school (re)insertion experiences: from challenges to adaptation. Children and adolescents face aspects that negatively contribute to the return to school, school as the lack of school structure and lack of information about the disease. Despite the challenges, they are capable of finding internal and external resources to help them return to school activities and learn to live with the limitations treatment imposes, continuing on their academic journey. The results help nurses and other health professionals to understand children and adolescents' care needs in the school (re)insertion process after the end of treatment, as well as the way they respond to new demands, based on the interactions established in school, with a view to qualified care planning.
 
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CristinaTargasCamara.pdf (853.38 Kbytes)
Fecha de Publicación
2011-12-22
 
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